Força-tarefa é montada para limpar o Rio Muriaé
A Prefeitura de Muriaé está organizando uma força-tarefa para a limpeza do Rio Muriaé. A ação, que acontece de forma conjunta com a participação de vários setores da Administração, começará na próxima segunda-feira (2). O objetivo é preservar o Rio Muriaé através de retirada de lixo e capina das margens. A iniciativa contará também com projetos educativos em escolas e em unidades básicas de saúde.
A diretora de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Carla Morcerf, explica que esta força-tarefa começou a ser planejada após o resultado da análise de amostras de água coletadas do Rio Muriaé devido à identificação, no dia 31 de julho, de uma mancha escura no rio. Ainda segundo Carla, o laudo técnico não indicou a fonte que gerou a coloração escura, pois os elementos analisados estavam dentro dos índices da referência normativa vigente para um rio Classe 2, como é o caso do Rio Muriaé.
“Preservação dependerá da conscientização de todos”, afirma prefeito
A limpeza será iniciada pelo bairro Dornelas, próximo às pontes que ligam os bairros Dornelas-Napoleão e Dornelas-Cardoso de Melo, e contemplará também o Santana e o Centro, em trechos como Casa de Saúde e Avenida JK, além do Porto. A previsão é de que o trabalho da força-tarefa se estenda até a primeira quinzena de outubro.
O prefeito Grego destaca que a atenção especial com o Rio Muriaé. “Este é um rio muito importante para nossa cidade e toda a região. Por isso, as nossas ações são focadas na conservação deste tão valioso patrimônio natural. Esta, com certeza, será a primeira de muitas outras ações que estão sendo planejadas para a melhoria do meio ambiente de nossa cidade e a construção de uma cultura de preservação ambiental que depende do auxílio de todos os muriaeenses”, destaca.
Fonte: PMM