Fórum em Belisário debaterá recursos hídricos da região
Com o objetivo de discutir o tema “Belisário é Patrimônio Hídrico”, será realizado o 1º Fórum das Águas. O evento reunirá ambientalistas, “plantadores de água”, proprietários de terras e estudiosos para estudarem as propostas a serem aplicadas na conservação das matas e nascentes. O encontro, que tem o incentivo da Prefeitura, será realizado no próximo dia 23 (sábado), entre 8h e 16h, na Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, localizada no distrito.
O primeiro assunto a ser tratado, por volta das 9h da manhã, será “Mineração causa colapso na qualidade de vida – Preservação das águas, uma necessidade”, que será apresentado pelo frei Gilvander Moreira, das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s). Haverá uma mesa de debates em um segundo momento.
A segunda palestra será sobre “A bauxita e os recursos hídricos na Serra do Brigadeiro”. O tema será desenvolvido por Lucas Magno, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), campus Muriaé. Dando continuidade aos assuntos referentes à conservação da região, será abordado o tópico “O plantio de água é a gestão dos recursos hídricos em propriedades rurais”. A orientação será coordenada pelo “plantador de águas” Newton Campos, que exaltará o fluxo de água das nascentes e o valor das mesmas para a região.
O ciclo de palestras será finalizado com o tema “Mobilização popular e proteção das águas”. O assunto será ponderado pela convidada Beatriz Cerqueira, professora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).
Na parte da tarde, pós-almoço de confraternização, inicíam as oficinas. Estas rodas de estudo serão formadas por mini-grupos que deverão elaborar as propostas que possam contribuir com a conservação das matas e nascentes de uma região tombada como patrimônio ambiental.
Às 15h, será o encontro dos participantes – momento intitulado de plenário de oficinas. Deste encontro deverão sair os tópicos que serão encaminhados para as instituições que representam a preservação ambiental, visando buscar proteção e fomento para os recursos hídricos da região.
Para os interessados em participar, basta preencher a ficha de inscrição que virá acoplada ao panfleto de divulgação e pagar a taxa de adesão no valor de R$10,00 no ato do cadastramento. Os formulários deverão ser entregues até o dia 22 de março (sexta-feira) na instituição de ensino onde acontecerá o evento.
Programação
09h00 – Palestra de abertura: “Mineração causa colapso na qualidade de vida -Preservação das águas, uma necessidade” – Palestrante: frei Gilvander Luiz Moreira – CEB´s
09h30 – Palestra: “A bauxita e os recursos hídricos na Serra do Brigadeiro – Palestrante: Lucas Magno – representante do IF Sudeste Muriaé
10h00 – Palestra: “O plantio de água é a gestão dos recursos hídricos em propriedades rurais”. Palestrante: Newton Campos – representante dos “plantadores de água”
10h30 – Palestra: “Mobilização popular e proteção das águas”. Palestrante: Beatriz B. Cerqueira – Professora Sind-UTE/MG
12h00 – Almoço e feirinha de produtos locais
13h30 – Oficinas
15h00 – Plenário das oficinas
15h45 – Encaminhamentos e encerramento do Fórum
Fonte: PMM