Muriaé completa 158 anos de emancipação político-administrativa
Muriaé comemora nesta quinta-feira (16) 158 anos de emancipação político-administrativa. Confira a programação oficial.
História
Em 16 de maio de 1855, pela “Lei nº. 724”, com o nome de São Paulo do Muriahé o distrito foi elevado à categoria de vila, desmembrando-se de São João Batista do Presídio. A vila de São Paulo do Muriahé seria elevada à condição de cidade apenas em de 25 de novembro de 1865, pela “Lei nº. 1257”. A denominação Muriaé só viria com a “Lei nº. 843”, de 7 de setembro de 1923.
A cidade, que tem atualmente uma população de 102 074 habitantes (IBGE/2012), é uma das mais importantes da região da Zona da Mata mineira.
Origem do nome Muriaé
O nome da cidade é provavelmente de origem indígena. Embora não exista consenso sobre o significado da palavra “Muriaé”, a maioria das hipóteses aponta para a relação com a existência de mosquitos. Por esta ótica, a evolução etimológica pode ter acontecido a partir de “Meru-aé” (mosquito diferente e mau) ou “Meruim-hu” (rio dos mosquitos). A informação do Almanaque das Casas Americanas, de 1914, de que 15% das crianças nascidas no município no ano de 1876 morreram em razão da febre amarela – doença provocada pela picada de mosquitos – faz essas versões ganharem força.
Há ainda outras opções menos cotadas, segundo as quais o nome do rio e da cidade, com origem na palavra “Mboriahu”, significaria aflição e lamento.
Leia também:
- História da cidade de Muriaé
- Hino de Muriaé
- Conheça a história de Constatino José Pinto, o “fundador” de Muriaé
- A origem da Câmara Municipal de Muriaé
- Formação Administrativa da cidade de Muriaé
- Geografia, clima e demografia da cidade de Muriaé
- 6 de Setembro – Dia do Muriaeense
- 29 de junho – Dia de São Paulo – Padroeiro de Muriaé
- Fotos antigas de Muriaé
Fonte: Wikipédia