Muriaé tem representante no 8º Fórum Mundial da Água em Brasília
Muriaé contou com um representante no 8º Fórum Mundial da Água, que acontece entre os dias 18 e 23 de março, em Brasília. O chefe de Gestão e Proteção Ambiental da Prefeitura de Muriaé, Lucas de Melo, participou de palestras, seminários e workshops, o que possibilitou a troca de experiências com gestores de outros países sobre a questão hídrica.
“Levando em consideração que os cientistas já veem a deficiência no fornecimento de água como uma realidade no mundo, e que até 2030 uma em cada seis cidades do Brasil vai passar por problemas de racionamento de água, foi essencial a presença de Muriaé para aprender e mostrar mecanismos de se assegurar os recursos hídricos”, considera Lucas, o representante da Prefeitura a participar do evento entre os dias 18 e 21 deste mês. “O Fórum foi um momento importante para conhecimento da realidade de outras cidades do Brasil e do mundo, e ver que os desafios que temos em Muriaé não são diferentes dos de outros países, inclusive os desenvolvidos”, completa.
O chefe de Gestão e Proteção Ambiental também teve a oportunidade de relatar ao público ações desenvolvidas na cidade em relação à proteção dos recursos hídricos, prevenção à falta de água e as providências que estão sendo tomadas no município para evitar os impactos negativos na produção hídrica, como a utilização de diferentes fontes de água e o projeto de construção de barragem de regulagem de vazão. Ele também compartilhou experiências positivas que já estão gerando resultados na cidade, como o Projeto Renascer, que consiste no plantio de mudas de espécies nativas e cercamento de nascentes na área rural de Muriaé; e o pagamento por serviços ambientais a produtores rurais que possuem nascentes protegidas, o PSA Hídrico.
Fonte: PMM