Obras do Complexo do Santa Rita começam na segunda-feira (1°)
O prefeito de Muriaé, Aloysio Aquino, assinou na sexta-feira (28) a ordem de serviço autorizando o início das obras do Complexo do Santa Rita, que começam na próxima segunda-feira (1°), e de drenagem em vários bairros da cidade.
O Córrego Santa Rita ganhará uma nova galeria que acabará com os problemas de alagamentos na região da Rua Santa Rita, no Centro, e no bairro Prefeito Hélio Araújo (antigo Bico Doce).
A obra, orçada em R$ 36 milhões, tinha previsão de execução inicial de 18 meses, porém acordo com a construtora pode fazer com que leve apenas 14 meses.
As obras vão começar pela Avenida Constantino Pinto, próximo ao trevo com a Rua Santa Rita, que diferentemente do que havia sido divulgado, não ficará interditada durante toda a duração das obras. Apenas no trecho da Rua Santa Rita, as obras deverão levar cerca de 4 meses.
Durante a execução da obra, as ruas serão interditadas, possibilitando ainda a passagem de pedestres, e o trânsito será remanejado para outras ruas, a fim de evitar prejuízos e possibilitar o fluxo de veículos pela região.
O projeto
O projeto será executado em duas etapas: a primeira começará pela galeria de captação de águas na rua Santa Rita, seguindo pela José de Abreu cortando pela Travessa Teodorico Torres e indo até ao final da Vicente Alves, coletando inclusive a Bacia do São Gotardo. Haverá intervenções nos bairros Hélio Araújo, João XXIII, Safira e Centro. Na segunda etapa, serão construídas redes de drenagem pluvial em pontos dos bairros Dornelas (Rua Doutor Wilson Amaral), Barra (Rua Dr Antônio Rogério de Castro) e no Primavera, onde além da construção de nova canalização, haverá a correção do problema de erosão existente no bairro.
Fonte: Guia Muriaé