Prefeitura de Muriaé envia caminhão pipa para Rio Casca, que foi atingida por enchente
A Prefeitura de Muriaé também se mobilizou para ajudar a cidade de Rio Casca, que foi recentemente atingida por uma enchente no dia 3 de dezembro.
No dia 8 de dezembro, o prefeito Grego publicou o decreto nº 8.326/2017, que declara a necessidade de prestar socorro e assistência aos municípios atingidos por desastres. O decreto autoria o município, através de seus órgãos da administração direta e entidades da administração indireta, respeitados os limites legais e a autonomia dos entes, a prestar assistência a cidades atingidas por desastres, em razão da necessidade de cooperação mútua entre os entes federados.
No mesmo dia, o Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) divulgou a portaria nº 237/2017, que dispõe sobre a cessão para uso de caminhão pipa, para atender a necessidade excepcional, mediante a situação de emergência que assola a cidade de Rio Casca. A autarquia autorizou o uso do caminhão pipa traçado, placas PVX-6617, acompanhado de motorista credenciado pela empresa SRQ Construções Ltda, durante o período de 08 a 11 de dezembro, visando a limpeza das vias públicas do município e outras ações que se fizerem necessárias. Os custos de abastecimento do veículo, até mesmo para retorno a Muriaé, bem como de hospedagem e alimentação do motorista, ficarão por conta da Prefeitura de Rio Casca.
Segundo informações do G1, os moradores de Rio Casca ainda retiram a lama que invadiu os imóveis. Tudo o que foi perdido com a enxurrada é deixado nas ruas, para ser recolhido por caminhões. O comércio tenta retomar as atividades. Por causa do acúmulo de lixo, entulho e material orgânico, o cheiro é forte em muitos pontos e moradores se protegem com máscaras.
Fonte: Guia Muriaé