Prefeitura de Muriaé inaugura nova sede das Casas Lar
As duas Casas Lar, instituições mantidas pela Prefeitura de Muriaé, estão funcionando em novo endereço desde a última sexta-feira (20). A inauguração da sede provisória, localizada agora na antiga Casa da Menina, na Barra, aconteceu na tarde desta terça-feira (24). O novo espaço, mais amplo e confortável, oferece melhor atendimento para as 43 crianças e adolescentes acolhidos.
A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Giselle Braga, conta que cada detalhe foi executado pensando no bem-estar das crianças e adolescentes – alguns cômodos foram, inclusive, climatizados, entre eles, o berçário. “Esta nova estrutura dá o tom de casa, proporcionando mais qualidade de vida aos acolhidos”, diz.
A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, parceiros da Casa Lar e representantes do Legislativo, Ministério Público, Poder Judiciário e de instituições da cidade. O juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Muriaé, Adriano Nakashima, aprovou as novas instalações. “O espaço está mais amplo e agradável. Ao andar pela Casa verificamos que cada detalhe foi pensado para atender as crianças da melhor forma possível”, diz. “Esta estrutura vem coroar o brilhante trabalho que é realizado nesta instituição. As novas dependências não lembram em nada um local de acolhimento”, elogia o promotor da Infância e Juventude de Muriaé, Fábio Laureano.
Nova Casa Lar oferece espaço mais humanizado para crianças e adolescentes
O Serviço de Acolhimento Institucional de Criança e Adolescente, popularmente conhecido como Casa Lar, garante a proteção e moradia provisória para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de abrigo, em função de abandono, ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir esta função. Na instituição, uma equipe multidisciplinar realiza diversas ações com os acolhidos, como: apoio sociofamiliar, assessoria técnica e defesa de direitos, apoio à convivência social e comunitária, oficinas lúdicas, entre outras.
O prefeito Grego, que fez a inauguração do novo espaço, afirma que o objetivo da Administração é oferecer um atendimento cada vez melhor aos acolhidos nas Casas Lar. “Entregamos um local mais humanizado, decente e familiar, para que as crianças e adolescentes possam se sentir, realmente, em casa. Investir na criança hoje é construir um futuro melhor, e é isso o que nós queremos: oferecer um futuro muito melhor para todos os pequenos muriaeenses”, afirma.
Fonte: PMM