Programa de apadrinhamento é implementado em Muriaé
O Programa de Apadrinhamento, implementado na comarca de Muriaé por meio da portaria 07/20, consiste em estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente acolhidos vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro.
O Programa de Apadrinhamento poderá ser realizado nas modalidades Afetivo, Provedor, Prestador de Serviços e Profissional.
* Apadrinhamento Afetivo consiste na realização de visitas à criança ou adolescente, com possibilidade de ter consigo o apadrinhado durante os finais de semana, feriados e férias escolares, no intuito de contribuir para a criação de vínculos familiares, sociais e comunitários. Nesta modalidade a criança deverá possuir mais de 08 (oito) anos de idade, ressalvado o grupo de irmãos, a critério da equipe técnica, e com possibilidades remotas ou inexistentes de reinserção familiar.
* Apadrinhamento Provedor objetiva a satisfação das carências materiais e financeiras do apadrinhado, com o fornecimento de materiais escolares, brinquedos, vestuário, práticas esportivas, matrícula em cursos de idiomas ou profissionalizantes, dentre outras necessidades da criança ou adolescente.
* Apadrinhamento Prestador de Serviços consiste na prestação voluntária de serviços médicos, odontológicos, fisioterapêuticos, dentre outros, conforme sua especialidade de trabalho, objetivando o atendimento das necessidades institucionais das crianças e adolescentes;
* Apadrinhamento Profissionalizante refere-se à disponibilização, por pessoa natural ou jurídica, de trabalho de aprendiz para adolescentes a partir dos 16 (dezesseis) anos completos, objetivando o desenvolvimento de competências e a inserção no mercado de trabalho.
A inscrição no Programa de Apadrinhamento deverá ser realizada junto à equipe técnica do Juízo na modalidade Afetivo e junto à equipe técnica da Casa Lar nas modalidades Provedor, Prestador de Serviços e Profissionalizante.
Para mais informações:
* Equipe técnica judicial, localizada no Fórum da comarca de Muriaé/MG, sala 204, 2º andar; telefones (32) 3729-3141 ou 3729-3149, e-mail [email protected];
* Equipe técnica da Casa Lar, localizada na rua Dr. Lídio Bandeira de Melo, n.º 603, bairro Barra; telefone (32) 3729-1299, e-mail [email protected].
Fonte: Comissariado da Infância e Juventude de Muriaé