Projeto Re-Nascer já preservou 39 nascentes em Muriaé
Lançado em julho de 2014, o projeto Re-Nascer já preservou 39 nascentes rurais e urbanas em Muriaé. Além da preservação das nascentes, o trabalho envolve conscientização dos cidadãos.
Idealizado pela Prefeitura de Muriaé, através do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o projeto conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
As nascentes são cercadas e protegidas com o plantio de mudas de árvores no entorno das minas. Até o momento, já foram plantadas mais de 6 mil mudas de árvores de mata nativa. Desde o lançamento do projeto, diversas ações e investimentos já foram feitos no intuito de promover prática sustentável, amenizando a seca, gerando renda e melhorando a qualidade de vida das comunidades.
Com o trabalho de preservação das nascentes, os moradores da localidade passam a perceber que ela é mais valorizada se tiver água e as consequências de um período de seca, como o que estamos passando, podem ser menores.
Fonte: Guia Muriaé