Roda de conversa encerra Dia Nacional de Educação dos Surdos em Muriaé
Uma Roda de Conversa sobre o Dia Nacional de Educação dos Surdos e o Dia Nacional da Libras – Língua Brasileira de Sinais encerrou as atividades realizada spela secretaria municipal de Direitos Humanos em Muriaé.
O encontro teve apresentação dos representantes das secretarias de Direitos Humanos, de Educação e de Saúde, assim como das professoras de Libras da Prefeitura de Muriaé.
O Dia Nacional da Educação Para Surdos é comemorado no dia 23 de abril com o intuito de rememorar as lutas e celebrar as conquistas da comunidade surda com a integração de práticas inclusivas no ensino regular.
Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. É considerada no Brasil desde 24 de abril de 2002, (através da Lei nº 10.436), mesma data em que se comemora o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. A Libras é muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social, reconhecida como meio legal de comunicação e expressão.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), 5% da população brasileira é composta por pessoas que são surdas, ou seja, esta porcentagem corresponde a mais de 10 milhões de cidadãos, dos quais 2,7 milhões possuem surdez profunda, portanto, não escutam absolutamente nada.
Muitas vezes os termos “surdo” e “deficiente auditivo” são tratados como sinônimos, quando na verdade existe uma ampla gama de pessoas que, apesar de terem em comum a perda parcial ou total da capacidade de ouvir, levam vidas completamente diferentes. De acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, deficiência auditiva equivale à redução na capacidade de ouvir sons em um ou ambos os ouvidos. Assim, pessoas com perda auditiva, que varia de leve a severa, se enquadram no grupo com deficiência auditiva.
Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação da Libras não é somente mímica, pois é composta por um alfabeto, além de uma estrutura linguística e gramatical própria, possibilitando a articulações complexas como qualquer outra língua. É importante ressaltar que esta língua não é universal, pois cada país possui sua própria Língua de Sinais, bem como dialetos e regionalismos, que são as diferenças de linguagem que mudam de acordo com a cultura de cada região.
Participaram pessoas surdas, com deficiência auditiva e pais de alunos, assim como membros da sociedade que puderam expressas a importância da acessibilidade e da inclusão que vem ocorrendo nos últimos anos em Muriaé.
A secretaria municipal de Direitos Humanos tem como função, articular, executar ações de Políticas Públicas de promoção, proteção e defesa dos Direitos Humanos. Estes se constituem a categoria básica de todos, não havendo distinção de classe social, etnia, genêro, nacionalidade, religião, orientação sexual ou qualquer tipo que anule os direitos fundamentais de uma pessoa.
Fonte: PMM