Segurança alimentar e nutricional é tema de encontro em Muriaé
O 1º Encontro da Segurança Alimentar e Nutricional, que aconteceu na última terça-feira (29), chamou a atenção para o impacto do uso de agrotóxicos na saúde dos muriaeenses. O evento, realizado pela Prefeitura de Muriaé e pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsam), também alertou sobre a necessidade de uma alimentação saudável, sem o uso de produtos químicos, além de ressaltar a importância que a agricultura familiar tem para o desenvolvimento da região.
O encontro foi realizado em parceria com instituições como Emater-MG, Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar Solidária da Região de Muriaé (COOPAF), Núcleo de Estudos em Agroecologia, IF Sudeste e Nutrir Mais. A programação teve início pela manhã, na Praça Coronel Pacheco de Medeiros, Centro (praça da antiga Prefeitura), com a Feira Agroecológica e Solidária da Agricultura Familiar de Muriaé e Região, que disponibilizou para a venda produtos orgânicos produzidos por agricultores da cidade e de municípios vizinhos, e com a intervenção de yoga. As atividades prosseguiram durante a noite, no campus do IF Sudeste de Muriaé, onde aconteceu a exposição de artesanato produzido pelas mulheres rurais e a mesa temática para abordar sobre a alimentação e as consequências do uso de agrotóxicos.
A geógrafa e mestre em Extensão Rural, Aline Guizardi, do IF Sudeste, afirma que o apoio da Prefeitura na agricultura familiar é importante tanto para os produtores rurais quanto para as pessoas que querem se alimentar de forma saudável. “A agricultura familiar é um dos carros-chefes da economia da região. Por isso, o apoio da Administração está sendo muito importante, pois permite que o meio rural ganhe espaço na área urbana para comercializar seus produtos, além de oferecer às pessoas que querem se alimentar sem agrotóxicos, produtos orgânicos e saudáveis”, comenta.
Prefeito ressalta importância da agricultura familiar para Muriaé
O prefeito Grego, que participou do encontro durante a manhã de terça-feira, com a visita à feira, afirma que o encontro é importante para apoiar a agricultura familiar e o desenvolvimento local. “Este evento, além de ser um momento importante para alertarmos para uma alimentação mais saudável, é também uma oportunidade para os agricultores familiares exporem seus produtos e escoarem o que é produzido em suas propriedades, ampliando, assim, a renda dos pequenos produtores”, diz.
Fonte: PMM