SESC estimula doação de cabelos para pacientes com câncer
Durante o mês de outubro, o Serviço Social do Comércio (SESC) arrecada cabelos para confecção de perucas para pacientes que lutam contra o câncer. A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa realizada pelo SESC e que ocorre em 18 cidades de Minas Gerais, em parceria com o Servico Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
As doações serão entregues à Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Uberaba, que confeccionará as perucas e repassará ao Hospital Doutor Hélio Angotti, na região do Triângulo. O hospital é referência em combate ao câncer no país.
Como doar
Todo mundo pode doar, inclusive crianças. Os cabelos podem ser crespos, lisos, com química, de qualquer tipo. As doações devem ser de, no mínimo, 10 cm. Esses fios são usados para fazer franjas, apliques e sobrancelhas. Para perucas são necessários 20 cm de comprimento ou mais. É importante que o cabelo esteja seco, para evitar fungos, e preso por um elástico.
Onde doar
Mais de 20 unidades do SESC, incluindo Muriaé, nos quatro cantos de Minas, recebem as doações. Os interessados podem entregar as mechas de cabelo nas centrais de atendimento, durante todo o mês de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Confira aqui os locais e saiba mais sobre a programação.
Em Belo Horizonte, Januária, Montes Claros e Paracatu, o Senac oferece cortes de cabelo para quem estiver interessado em doar as mechas. Os cortes são gratuitos e, também, serão abertos ao público. Mais informações nas unidades.
Outubro Rosa
Esta é a 3ª edição do Outubro Rosa que o SESC participa. Neste ano, além das doações de cabelo, a instituição também oferece atividades e serviços gratuitos voltados para a conscientização e prevenção do câncer de mama. Entre elas, palestras, oficinas, caminhadas, exposições culturais e dicas de autoexame.
Câncer de mama
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A estimativa é que mais de 57 mil novos casos sejam diagnosticados a cada ano, com aproximadamente 22 mil mortes. A principal causa delas é o diagnóstico tardio. A partir do autoexame, do exame clínico das mamas e da mamografia é possível precocemente o câncer de mama, e as chances de cura são maiores.
Serviço
Evento: Campanha Outubro Rosa do SESC
Período: 1º a 31 de outubro de 2014
Local: BH e interior de Minas
Informações sobre a campanha em BH: (31) 3270-8100
Informações sobre a campanha no interior: Central de Atendimento das unidades do SESC
Fonte: SESC