Comitê Gestor prepara Muriaé para reabertura gradual do comércio
Muriaé continua seguindo as orientações e aguarda cartilha do Governo do Estado de Minas Gerais com protocolo para a transição de flexibilização do comércio.
A decisão foi tomada pelo Comitê Gestor em reunião na noite desta quinta-feira (23). O documento, que vai orientar os prefeitos mineiros, está previsto para ser pulicado no dia 29 deste mês.
Além disso, a cidade está enquadrada dentro dos 10% de municípios mineiros que possuem UTI com respirador mecânico. Atualmente, há apenas 33% dos respiradores em uso, portanto, quase 70 destes equipamentos estão disponíveis para atender os muriaeenses e população de municípios vizinhos, caso precisem de leitos de UTI.
O Comitê está preparando o município para passar por essa transição com segurança.
“Vamos continuar seguido à risca as orientações do Estado. Ao publicar a cartilha de protocolo, teremos condições para avaliar e dar passos seguros rumo à transição de flexibilização do comércio em nossa cidade”, frisa o prefeito Grego. A próxima reunião do Comitê também está prevista para ser realizada no dia 29 deste mês.
O médico infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Daniel Licy, considera que as medidas preventivas tomadas durante as últimas semanas foram satisfatórias.
“É necessário que o município tenha bons índices para que possa passar pela transição e flexibilização do comércio. Precisamos aderir massivamente o uso de máscaras, para que possamos ter resultados melhores”, diz.
Também integrante do Comitê, o promotor de Justiça Fábio Lauriano frisa a importância do uso da máscara por parte da população.
“Reitero a importância de se fazer uso da máscara. Pedimos que a população não afrouxe nos cuidados em evitar a propagação do coronavírus”, finaliza.
Fonte: PMM