DEMSUR inicia desassoreamento do córrego de Belisário
Os técnicos do Departamento de Águas e Esgotos (DAE) Departamento de Saneamento Urbano de Muriaé (DEMSUR) iniciaram, na quinta-feira (18), a limpeza e o desassoreamento do córrego de Belisário.
Cerca de 860 metros de curso d’água serão trabalhados. No dia 03 de maio o geólogo do DEMSUR, Marcelo Gomes, esteve no distrito para fazer a avaliação da área já que para que os trabalhos sejam realizados é necessária a montagem de um projeto a ser entregue e aprovado na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) da Zona da Mata, órgão da Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD).
Ao todo, Muriaé possui 34 córregos, o que corresponde a aproximadamente 30 km de extensão de cursos d’água. O objetivo da autarquia é atender a todos eles com o serviço de desassoreamento e limpeza das margens. Para isso, os técnicos do DAE estão preparando um cronograma de serviços, mas algumas comunidades já estão sendo atendidas. Em abril, por exemplo, o córrego do bairro Inconfidência II e agora chegou a vez de Belisário.
O DEMSUR esclarece que para realizar o procedimento de limpeza e desassoreamento de córregos, a SEMAD demanda que sejam feitos diversos estudos e levantamentos técnicos a respeito dos possíveis impactos ambientais gerados na fauna e flora e as formas de mitigação e compensação durante a operação. Com base nesses estudos, é montado um projeto que deve ser entregue na SUPRAM. Os cursos d’água e suas margens só podem ser trabalhadas após a autorização deste órgão ambiental.
Fonte: DEMSUR