DEMSUR poderá integrar o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico
Na manhã de terça-feira (17) foi realizada, na Câmara Municipal de Muriaé, uma reunião de extrema importância para o município e para toda a população. O presidente da Casa, Sargento Joel, recebeu o presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Luiz Eduardo Figueiredo Salgado, o Controlador Geral do município, José Paulo Sant’Ana, e representantes do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (CISAB).
O objetivo do encontro foi discutir propostas e a implementação do órgão regulador executando uma parceria do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) com o CISAB.
Através desta parceria, todo o serviço de saneamento básico dos municípios receberia assessoria, como capacitação técnica de pessoal, e apoio técnico administrativo.
Atualmente, o CISAB já possui 25 municípios consorciados, e, de acordo com a superintendente do consórcio, Tânia Maria Duarte, as empresas municipais de saneamento parceiras têm conseguido contratação de serviços e compras compartilhadas, o que gera uma maior economia no orçamento da cidade.
Um dos serviços de maior relevância que os municípios podem usufruir após a adesão ao consórcio é a estrutura de laboratórios de análises de água e elaboração e execução de projetos de obras.
Hoje o serviço de saneamento urbano do DEMSUR ainda apresenta algumas deficiências, e a busca pela melhoria dos serviços à população tem sido uma luta constante da Câmara Municipal.
Outro ponto importante discutido na reunião é sobre o Programa Interlegis. Muriaé já aderiu a esse programa que pertence ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), um órgão da estrutura do Senado Federal, responsável também por ações e capacitação profissional dos servidores da Casa e órgãos conveniados.
A Interlegis possui um Sistema de Apoio ao Processo legislativo (SAPL) que torna mais fácil e eficaz a produção legislativa, abrangendo diversas etapas do processo legislativo.
Ficou acertado que será realizada uma reunião entre diversos representantes municipais em Muriaé, para que os demais municípios também conheçam e passem a usar o Interlegis. A cidade seria uma base de apoio as demais, já que aqui o processo acontece há um determinado tempo.
Fonte: Câmara Municipal de Muriaé