1º Encontrão de Grêmios Estudantis é realizado em Muriaé
Estudantes, professores e profissionais ligados à educação participaram do 1º Encontrão de Grêmios Estudantis, no dia 6 de agosto. O evento, que aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) – Campus Muriaé e teve a temática “Política e Participação na Escola”.
A iniciativa se deve a uma parceria entre o IF Sudeste MG, a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude da Prefeitura de Muriaé e a Superintendência Regional de Ensino (SRE-Muriaé).
Paticipações e programação
A Diretora de Juventude da Secretaria de Educação de Minas Gerais, Priscylla Ramalho, o Representante da subsecretaria de Juventude de Minas Gerais, Gustavo Aguiar Rubens, o professor de Informática do Campus Congonhas do IF Sudeste MG, ex-dirigente da União dos Grêmios de Juiz de Fora, ex-diretor do DCE-UFJF e ex-diretor da União Estadual de Estudantes de Minas Gerais, Rubens Ayrton Ragone, o Superintendente Regional de Ensino, Sandro Carrizo, o Diretor de Juventude de Muriaé, Victor Hastenreiter e os professores do Campus Muriaé, Julio Monerat e Emerson Muniz, foram alguns dos profissionais da educação que aderiram ao debate.
Na parte da manhã, as discussões foram sobre “Participação Política e Social da Juventude”. Já à tarde, o tema foi “Educação e a Escola como Espaço Democrático”. Houve ainda apresentações de grupos culturais locais, como os grupos de dança “Raça Mix” e “Break Dance Crew” e a banda de música “Jimmy 22”.
Juventude por uma educação mais democrática
O evento foi um momento de integração e compartilhamento de experiências entre estudantes, professores, gestores e outros funcionários da educação, e parece ter cumprido o objetivo de valorizar o papel do estudante na escola e na sociedade. “O Encontro foi uma oportunidade em que os jovens aprenderam muito uns com os outros e foram ouvidos por profissionais da educação, o que possibilita torná-la cada dia mais democrática”, comemora Igor Silva, aluno do Campus Muriaé e organizador do evento.
Julio Monerat, professor do Campus Muriaé do IF Sudeste MG, também considera o evento como um avanço para a juventude local. “O Encontro, organizado pelos grêmios estudantis, se reveste de importância primordial nesses períodos em que estão em andamento propostas cujos objetivos são, justamente, cercear o debate político na escola e, consequentemente, o protagonismo da juventude na proposição das pautas políticas mais avançadas”, contextualiza o professor.
Fonte: IF Sudeste MG