IF Muriaé promove evento sobre Síndrome de Down e Autismo
Na próxima quarta-feira, dia 8 de abril, haverá uma mesa redonda no anfiteatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), câmpus Muriaé.
O evento terá como tema os dias de Conscientização Mundial da Síndrome de Down e do Autismo, comemorados respectivamente em 21 de março e 2 de abril.
21/03 – Dia da Síndrome de Down
Segundo o site Movimento Down, a data foi Decretada em 2006 pela Down Syndrome Internacional (DSI), ONG que reúne entidades ligadas à Síndrome de Down em todo o mundo. O principal objetivo da data é conscientizar a todos sobre a questão da inclusão, propondo uma sociedade melhor. A data (21/3), ou 3/21 na grafia americana, faz referência aos 3 cromossomos número 21 que caracterizam a Síndrome de Down.
A síndrome é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra, que pode ser total ou parcial. Estima-se que a incidência seja de um em cada 660 nascimentos, o que torna a deficiência uma das mais comuns de nível genético.
02/04 – Dia do Autismo
A data, decretada pela ONU, foi criada para chamar a atenção para o TEA, transtornos do espectro autista. Segundo dados do site Corautista, o Autismo é uma síndrome que atinge quase 2 milhões de brasileiros. Em crianças, é mais comum que o câncer, AIDS e o diabetes. Segundo a ONU, existem mais de 70 milhões de autistas no mundo.
Uma campanha mundial foi criada para divulgar a data. No Brasil, o movimento recebeu o nome de “Uma Luz para o Autismo”. A campanha ocorre de forma simultânea no mundo todo e vários pontos turísticos ou prédios do governo são iluminados de azul. Além dos monumentos, pessoas se vestem de azul para aderir à causa. A cor foi escolhida para representar o autismo por conta da prevalência do TEA em meninos. Para cada menina com o transtorno, existem 3 ou 4 meninos autistas.
Fonte: IF Sudeste MG