IF Sudeste MG – Câmpus Muriaé: Alunos participam de seminário em Leopoldina
Os alunos do curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) Câmpus Muriaé participaram do 11º Seminário de Qualidade de Vida e do Ambiente, no dia 7 de junho, em Leopoldina, com apresentação de trabalhos e oficinas de estudo. O evento, direcionado a estudantes, professores, famílias agrícolas e administradores municipais, foi organizado pelo Câmpus Muriaé, em parceria com o Câmpus Barbacena, a Universidade Federal de Viçosa e a Universidade Estadual de Minas Gerais.
Na ocasião, os participantes discutiram sobre as alternativas de desenvolvimento sustentável para a região, com foco na preservação do meio ambiente. Para o diretor de Ensino José Luiz Paixão, membro da comissão organizadora, o evento já virou tradição. “Tivemos boa participação, com a presença de representantes de 24 cidades, e esperamos um público ainda maior para o ano que vem, pois as atividades serão realizadas aqui no Câmpus”, contou.
Paralelamente ao Seminário, alunos e docentes do Câmpus Muriaé também visitaram a 4ª Mostra Técnico-Científica dos Trabalhos sobre a Qualidade de Vida e do Ambiente e a 10ª Semana do Alimento Orgânico e Instalação do Comitê Regional da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida.
Confira a participação do Câmpus Muriaé:
– Palestra – “Cidadania ou emancipação” – Anotações para um pensamento transformador” – Prof. Julio Cesar Monerat (IF Sudeste MG/Muriaé);
– Apresentação do “Comitê Estadual da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida” – Coordenação – Prof M.S. José Luiz Paixão (IF Sudeste MG/Muriaé).
Oficinas:
– Compostagem – Estudantes do 3° ano do Curso Técnico em Agroecologia;
– Produção de EM – Estudantes do 3° ano do Curso Técnico em Agroecologia;
– O Veneno está na mesa (exibição do filme e debate) – Estudantes do 3° ano do Curso – Técnico em Agroecologia;
– Mercantilização da água e suas consequências – Estudantes do 3° ano do Curso – Técnico em Agroecologia;
– Indicadores biológicos de solo vivo – Bolsistas do Núcleo de estudos em Agroecologia – IFSEMG/Muriaé;
– Produção Agroecologica de Hortaliças. – Estudantes do 2º ano de Agroecologia (IFSEM/Muriaé).
Fonte: IF Sudeste MG/Muriaé