Iniciativa leva oportunidade de readequação escolar para estudantes de Muriaé
Oportunidade de readequação da vida escolar e de preparação para o futuro para dezenas de jovens muriaeenses.
Foi com este objetivo que a Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria de Educação, iniciou nesta segunda-feira (3) o programa “Inovar para Acertar”. A iniciativa, desenvolvida com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais, pretende evitar a chamada evasão escolar – ou seja, o abandono dos estudos.
Ao todo, 45 adolescentes matriculados entre o sexto e o nono ano em escolas da rede municipal terão a chance de adaptarem sua idade à série que deveriam estar cursando.
“São estudantes de 14, 15 anos que estão dividindo classe com outros de 11 ou 12 anos. Uma situação que traz prejuízos para os próprios alunos, bem como para a escola, a família e a sociedade de uma forma geral. Os interesses das pessoas mudam com o passar da idade e isso se reflete na questão escolar”, afirma a secretária de Educação de Muriaé, Maria da Conceição de Souza, a Nininha.
Assim, o “Inovar para Acertar” pretende nivelar a aprendizagem dos adolescentes para que possam então avançar nos estudos em idade correta. Para isso, já nesta terça-feira (4), os participantes passarão por avaliação diagnóstica, a fim de verificar o nível de aprendizado de cada um e, a partir daí, formar as turmas. A expectativa é que um dos grupos de estudantes já possa chegar ao fim do ano em condições de seguirem para o Ensino Médio (o antigo Segundo Grau).
As aulas vão acontecer de junho até novembro, no Laboratório da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais – o chamado Uaitec Lab, que funciona junto ao Centro Educacional Dom Delfim, na Barra. O espaço conta com estrutura moderna e inclusiva de ensino, incluindo lousas digitais, salas de informática e até teclado em braile para deficientes visuais.
Já a grade curricular será formada por aulas de português, inglês, matemática, ciências humanas e da natureza, além da possibilidade de extensão para os cursos e oficinas profissionalizantes que acontecem regularmente no local.
Apoio do Ministério Público
O programa “Inovar para Acertar” foi abraçado pelo Ministério Público de Minas Gerais. O promotor da Vara de Infância e Adolescência da comarca de Muriaé, Fábio Lauriano, lembra que a defasagem da idade escolar provoca não só o descompasso do ritmo normal de aulas, mas também o desinteresse pela continuidade dos estudos.
“São vários os motivos que podem levar as crianças e os adolescentes a terem seus estudos prejudicados – dentre eles, questões de saúde, mudança de cidade ou mesmo omissão dos pais. Com esta nova iniciativa, pretende-se evitar a evasão escolar, através do desenvolvimento de programas de ensino diferenciados, mais voltados para as questões práticas, e da aplicação de conteúdos condizentes com a idade desses jovens”, explica.
Fonte: PMM