Muriaé capacita profissionais do programa Brasil Alfabetizado
Durante toda esta semana, a Secretaria Municipal de Educação oferece o Curso de Formação Inicial de Alfabetizadores, Coordenadores de Turmas do Programa Brasil Alfabetizado, com duração de 40 horas, cumprindo a Resolução do FNDE do Ministério da Educação e Cultura – MEC.
O programa Brasil Alfabetizado está capacitando os profissionais de Muriaé para o atendimento aos estudantes que retornaram aos estudos depois da idade correta. Melhor explicando, o módulo atende às pessoas que não conseguiram freqüentar as escolas no tempo e idade adequados e, assim, retornaram às salas de aula em fases adversas da vida.
O propósito maior do programa é promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e, contribuir também para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Na concepção da modalidade, a educação é um direito humano e a porta de entrada para a escolarização.
O coordenador do projeto em Muriaé, Gabriel Campbell, explicou que o encontro é de extrema importância, haja vista que os conhecimentos vão se renovando ano a ano, assim como as metodologias.
A secretária de Educação, Cristina Navarro Aquino Ribeiro, disse que o curso traz um leque de conhecimentos que contribuem em muito com a prática pedagógica, qualificando profissionais para trabalhar com jovens, adultos e idosos, através da implantação de técnicas e métodos didáticos modernos.
O Brasil Alfabetizado é ministrado em Muriaé em diversas escolas e já reúne 350 pessoas. Segundo o coordenador, as turmas são formadas de acordo com a necessidade dos bairros: “Fazemos uma busca nas adjacências dos grupos escolares e montamos as salas, porém os interessados também podem procurar as instituições municipais para maiores explicações”.
Fonte: Prefeitura de Muriaé
eu fiz letras ,posso participar do curso mesmo não ter dado aulas?