Muriaé pode receber escola cívico-militar
O deputado estadual Coronel Henrique esteve em Muriaé para se reunir com o prefeito José Braz e a secretária de Educação, Maria Amélia Xaia e a secretária-adjunta, Andrea Medina, para apresentar a escola cívico-militar que pode ser implementada no município.
Participaram ainda os secretários de Governo, Paulo Sérgio Amaral; de Obras, Carlos Kneip.
As escolas cívico-militares são instituições públicas comuns em que a gestão administrativa e de conduta são responsabilidade de militares ou profissionais da área de segurança, enquanto que a gestão pedagógica fica sob a responsabilidade de pedagogos e profissionais de Educação.
Diferente das escolas militares, Muriaé só poderia ter unidade se tivesse militares da reserva do Exército, Marinha ou Aeronáutica para lecionar no município. Como a probabilidade é pequena, a nova modalidade permite à Prefeitura de Muriaé contratar militares da reserva da Polícia Militar, do Bombeiro Militar e também das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).
Segundo o deputado, um dos principais argumentos dos que defendem o modelo de sucesso das escolas militares é o resultado obtido pelos alunos do sistema em concursos diversos, sejam eles para os concursos das escolas militares de nível médio e superior, ou para universidades (ENEM e vestibulares). “Onde estas escolas foram implementadas os prefeitos têm um problema, muitos pais procuram a prefeitura pedindo que o filho estude nestas instituições. O resultado é surpreendente”, disse.
A Secretaria de Educação ficou de avaliar o melhor local para que possa iniciar os estudos de implantação de uma escola nestes moldes, que muito iria beneficiar os estudantes muriaeenses. “Para isso é preciso haver interesse do município e mais, dedicarei emendas parlamentares para esta implantação em Muriaé”, destacou deputado Coronel Henrique.
Fonte: PMM