Encontro “Encadeamento Produtivo” é realizado em Juiz de Fora para desenvolver fornecedores locais
O desenvolvimento de fornecedores locais foi o tema debatido durante o encontro “Encadeamento Produtivo: conexão entre grandes e pequenas empresas”, promovido pela empresa Nexa Resources, em parceria com o Sebrae Minas. A FIEMG Regional Zona da Mata apoiou e sediou o evento, que aconteceu no dia 20 de setembro, em Juiz de Fora.
Estiveram presentes o presidente da FIEMG Regional ZM e do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (Sindipan-JF), Heveraldo Castro; o diretor da FIEMG Regional ZM e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF), Aurélio Marangon Sobrinho; o gerente geral da Nexa Juiz de Fora, José Maximino Tadeu; o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade de Juiz de Fora, Ignácio Delgado; e o presidente da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região, Célio Chagas, entre outras autoridades.
A iniciativa tem como objetivo elevar a produtividade e a competitividade das pequenas empresas, inserindo-as no campo de fornecedores de grandes indústrias. A ideia é identificar os atuais e potenciais fornecedores da Nexa, a partir do mapeamento de suas demandas de produtos e serviços, e desta forma orientar os pequenos negócios, facilitando o caminho para que eles alcancem os requisitos necessários para se tornarem fornecedores desta empresa âncora.
Na abertura do evento, Heveraldo Castro destacou que este tipo de ação gera desenvolvimento na medida em que incentiva o crescimento da cadeia produtiva, possibilita negócios e movimenta a economia. “Atuando como parceira nessa iniciativa da Nexa e do Sebrae, a FIEMG busca cumprir de forma eficiente sua missão de liderar o progresso da indústria mineira, contribuindo efetivamente para a melhoria das condições socioeconômicas de nossa região”, disse.
Célio Chagas destacou que é muito importante trabalhar pelo desenvolvimento da cidade e que acredita que seriam gerados diversos negócios a partir deste encontro. José Maximino apresentou a empresa Nexa, uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, e ressaltou que o projeto oferece capacitação para que os fornecedores locais se adequem, se atualizem e estejam alinhados às demandas da sociedade. “É uma grande oportunidade para que pequenas empresas se tornem fornecedores da Nexa ou de outras indústrias. Temos a expectativa de atender 60 negócios por meio deste programa, gerando emprego e renda para a cidade”, disse.
A analista do Sebrae, Daniela Fabri, que realizou a apresentação do evento, ressaltou que é muito bom quando uma grande empresa se propõe a dar prioridade para os fornecedores locais. “Ganha a empresa e ganham também os pequenos”, disse. Flaviane Soares, da Nexa, apresentou a palestra “Uma parceria para o desenvolvimento sustentável” e disse que o desenvolvimento de uma sociedade passa pela prosperidade das pessoas. “Com esta ação, desejamos junto com todos vocês fortalecer nossa localidade”, pontuou. Em seguida, Diogo Lisboa, do Sebrae, falou sobre o tema “Encadeamento produtivo: bons negócios para as grandes empresas, oportunidade para as pequenas”. Segundo ele, estamos vivendo uma era de valorização das cadeias locais. “Queremos impulsionar o empreendedorismo para mudar vidas, gerar emprego e renda para a população”, disse.
Ao final do encontro aconteceu o Painel “Inovação para acesso a mercados”, com a participação do secretário Ignacio Delgado; da chefe da Divisão Tecnológica do Inmetro, Taynah Lopes; do head de expansão do ABC da Construção, Junior Santos; e do gerente de Inovação da Andrade Gutierrez, André Medina.
Heveraldo Castro e Aurélio Marangon Sobrinho parabenizaram a Nexa e o Sebrae por sua competência técnica e por esta importante iniciativa, que incentiva o empreendedorismo e fomenta o desenvolvimento sustentável das indústrias, gerando renda para o município e para as cidades do entorno. “O Programa de Encadeamento Produtivo é uma ótima oportunidade para as grandes empresas e também colabora para o crescimento das pequenas, que podem se consolidar no mercado e fechar excelentes negócios”, destaca Aurélio Marangon.
Fonte: FIEMG