2º Vernissage enaltece história de Muriaé
Exposição de quadros e apresentações artísticas contaram a história da cidade através de uma visão cultural e social.
Com o tema “Muriaé, terra querida”, o segundo Vernissage do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) reuniu centenas de pessoas no Teatro Zaccaria Marques na noite de quarta-feira (22).
Além da exposição de obras artísticas retratando o patrimônio público e cultural de Muriaé, produzidas por crianças, adolescentes e idosos inseridos na política de assistência social do município oferecido nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade, o evento foi marcado ainda por apresentações de dança e do Projeto “Eu Autor”, que reúne em um livro poemas, prosas e ilustrações.
Criado como uma forma de despertar nas crianças e adolescentes o gosto pela leitura a partir de várias obras de autores renomados, o projeto “Eu Autor” teve como inspiração as obras do escritor, poeta e professor Luiz Gonzaga da Silva, que ao longo de mais de cinco décadas se consolidou na cidade como um dos mais queridos e respeitados nomes da educação e literatura muriaeense.
Após a entrega de uma tela com uma imagem do professor pintada pelos adolescentes do serviço à viúva de Luiz Gonzaga, houve a leitura de três poesias do homenageado.
Em seguida, aconteceu a premiação da Melhor Poesia, Melhor Prosa, Melhor Ilustração e Melhor História Ilustrada. O 2º Vernissage foi encerrado com apresentação de dança e entrega de certificados para aqueles que expuseram suas obras na galeria da Fundarte. Os quadros ficarão expostos para visitação até 31 de maio.
Confira os vencedores do Projeto “Eu Autor”:
– Melhor Poesia: Gabriel Moreira de Souza (SCFV Vermelho)
– Melhor Prosa: Marcos Leôncio da Fonseca (SCFV São Joaquim)
– Melhor Ilustração: Gabriel Neves Pinho (SCFV Aeroporto)
– Melhor História Ilustrada: Gilmara Cristina Reis (SCFV São Joaquim)
Fonte: PMM