Projeto inédito proporciona apresentações artísticas e culturais em Muriaé
Apresentações artísticas e culturais marcam o CRAS Cultura, projeto inédito criado pela Prefeitura para mostrar as potencialidades das regiões atendidas pelos quatro Centros de Referência de Assistência Social e o talento dos moradores, fortalecendo vínculos entre eles e suas comunidades. Com entrada aberta à população, o evento, que foi iniciado na noite desta terça-feira (24), prossegue até o próximo sábado (28), no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas.
A programação inclui ainda atividades esportivas, exibição de curtas-metragens e exposição dos trabalhos desenvolvidos com os usuários durante as oficinas. Além dos CRAS, o evento conta com a participação do Projeto AABB Comunidade, Sesc e integrantes do Centro de Convivência para Idosos.
Usuário do CRAS Santa Terezinha quando criança, hoje o dançarino Walbert Luiz, de 23 anos, atua em projetos sociais no bairro ligados à dança. Ele, que se apresentou na abertura do evento, conta que a vocação artística surgiu durante as aulas que participava no Centro. “Esta é uma iniciativa fantástica que mostra todo o trabalho desenvolvido no CRAS. Um dos projetos que mais gostava quando participei do Pró-Criança era a dança. Hoje sou um profissional e minha vida é dançar. Sou muito grato por ter feito parte deste serviço e por ter aprendido boa parte do que sei”, relata.
CRAS Cultura apresenta potencial das comunidades
O prefeito Grego afirma que o projeto é uma oportunidade para os muriaeenses que são atendidos pelos CRAS apresentarem o trabalho desenvolvido nas oficinas que participam. “A nossa gestão tem uma atenção especial para os serviços sociais. Por isso, estamos realizando projetos e ações para mudar para melhor o cenário social da cidade, para que possamos construir um novo caminho mais digno e humanizado para todos”, diz.
Confira abaixo a programação:
Quarta-feira (25) – CRAS Aeroporto
– Mapa falado
– Documentário
– Música
– Documentário sobre a rotina das crianças no Programa AABB Comunidade
– Teatro com as crianças do Programa AABB Comunidade
– Dança sobre as Sete Maravilhas do Mundo com as crianças que participam do Programa Habilidades de Estudos (PHE)/Sesc
– Dança zouk
– Folia de Reis
– Bloco do Papagaio
Quinta-feira (26) – CRAS São Joaquim/Santana
– Documentário
– Mapa falado
– Teatro “Violência nas escolas”
– Maculelê
– Músicas (tema: Abuso sexual – “Trancado no quarto”, de Bruna Carla, e “Estou aqui”, de Carlos Colla e Michael Sullivan)
Sexta-feira (27) – CRAS Vermelho
– Musical (apresentação realizada pelas crianças do Pró-Criança representando o resgate à infância)
– Documentário (serão apresentados imagens e depoimentos sobre o início das atividades do Projeto Lazer Ativo no distrito de Vermelho, experiências de superação de moradores do Condomínio Nova Muriaé que ainda residem no local e a participação dos usuários nas ações desenvolvidas pelo CRAS)
– Teatro com crianças que participam do Projeto Lazer Ativo falarão sobre a realidade local e a importância do esporte como estratégia de intervenção
– Dança e rap (com adolescentes do “Conviver”)
– Paródia (apresentação final com todos os participantes: equipe do CRAS, crianças, adolescentes, idosos e usuários do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)
Sábado (28)
Apresentação dos CRAS, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Centro de Convivência para Idosos
– Quebra-cabeça/cordel
– Coral com idosos do Centro de Convivência para Idosos
– Apresentação de Taekwondo e de músicas no ritmo da capoeira
Fonte: PMM