Exército abre concurso com 1.125 vagas de nível médio
Inscrições estão abertas a partir de hoje e vão até 18 de maio
O Exército Brasileiro divulgou nesta segunda-feira (31), no Diário Oficial da União, o edital do concurso para ingresso na Escola de Sargentos das Armas (ESA) em 2026. O certame oferece 1.125 vagas para candidatos de nível médio e tem inscrições abertas até o dia 18 de maio pelo site oficial (www.esa.eb.mil.br). A taxa de inscrição é de R$ 95.
As oportunidades estão distribuídas entre as áreas Geral (1.015 vagas), Saúde (80) e Música (30). Para participar, os candidatos devem ter no mínimo 17 anos até 31 de dezembro do ano de matrícula. O limite de idade varia conforme a área escolhida: 24 anos para a área Geral e 26 anos para as áreas de Saúde e Música.
O processo seletivo inclui provas objetivas e uma redação, programadas para o dia 28 de setembro. Para os candidatos da área de Música, será realizado um Exame de Habilitação Musical, conforme a classificação obtida e os naipes exigidos.
Os aprovados também passarão por Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Física (EAF), Avaliação Psicológica e verificação dos requisitos para matrícula. Os classificados dentro do número de vagas serão designados para uma das 13 Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETE), conforme a classificação final no exame intelectual e a escolha feita na lista de preferências.
A previsão para a homologação do resultado final do concurso é até o dia 15 de maio de 2026, conforme estipulado no edital.
Mais informações no site: https://esa.eb.mil.br/index.php/pt/concurso/ingresso-e-selecao
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Extra