Firjan: agosto foi o terceiro melhor mês em contratações em Itaperuna

Guia Muriaé no WhatsApp

O mês de agosto foi o terceiro mês do ano com o maior número de contratações em Itaperuna (+166). Os dados são da plataforma Retratos Regionais da Firjan a partir dos dados do Caged. A maior cidade do Noroeste Fluminense foi a 17ª entre os 92 municípios fluminenses que mais abriram oportunidades.

“Os dados mostram um crescimento significativo em contratações, e essa tendência não apenas fortalece a economia local, mas também demonstra a vitalidade de setores diversos na criação de oportunidades, essencial para o desenvolvimento da região”, comentou o presidente da Firjan Noroeste Fluminense, José Magno Vargas Hoffmann.

PUBLICIDADE

A frente de agosto, em Itaperuna, ficaram apenas os meses de fevereiro (+396) e março (+293). O setor de Serviços foi o maior contratante (+78), que teve ainda o comércio varejista como grande impulsionador (+25). Atrás de Itaperuna na região vieram as cidades de Bom Jesus do Itabapoana (+53) e Santo Antônio de Pádua (+35).

Macaé em segundo

PUBLICIDADE

Graças à indústria (+452), Macaé voltou a figura no segundo lugar (+1.010) em contratações entre os 92 municípios fluminenses durante o mês de agosto. Este foi o terceiro mês do ano com o maior número de contratados, atrás de junho (+1.121) e março (+1.229). Atrás da indústria, os maiores geradores de emprego foram os setores de serviços (+321) e construção (+142). Atividades de apoio à extração de petróleo e gás foram as que mais abriram oportunidades (+230).

Campos ficou em 11º lugar no mesmo mês (+246), também tendo a indústria (+239) como maio impulsionadora da geração de empregos. Mas, embora bem posicionada no ranking geral, registrou o terceiro pior mês do ano, atrás de janeiro (+46) e julho (+32). Atrás da indústria, veio o setor de comércio (+101) – os únicos com saldos positivos. As atividades de transmissão de energia foram as que mais abriram novas oportunidades na cidade (+100).

PUBLICIDADE

Melhor desempenho desde março

Em agosto, o estado do Rio de Janeiro criou 18.600 novos postos de trabalho com carteira assinada. Com um forte avanço nas contratações em relação ao mês anterior (quando foram abertas 10.658 vagas), esse foi o melhor desempenho do mercado do trabalho fluminense desde março de 2024 (+23.700), garantindo ao Rio a segunda posição no ranking de estados que mais contrataram em agosto.

PUBLICIDADE

Com o resultado de agosto, o estado do Rio acumulou 119.794 novos empregos formais, e o saldo de janeiro a agosto está 14,4% acima do observado em igual período de 2023 (+104.754). Nesse recorte, o setor Serviços se destaca com 80.262 novos empregos, seguido pelo setor industrial (+36.148), pelo Comércio (+1.234) e pela Agropecuária (+1.055). O Comércio inclusive, reverteu o quadro observado nos últimos meses e apresentou saldo positivo no acumulado do ano pela primeira vez em 2024.

Fonte: FIRJAN

PUBLICIDADE
WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/Lcnq5cgWdqz9PXwAd0VEpP
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!