Governo de MG define mudanças na ‘onda roxa’ em reunião nesta quinta-feira
O Comitê Extraordinário Covid-19 está reunido na manhã desta quinta-feira (15) para definir os rumos do programa Minas Consciente, que visa combater a pandemia em Minas Gerais.
Deste o dia 15 de março, o governador Romeu Zema implementou a “Onda Roxa” em todo o Estado para tentar conter o avanço da doença. A fase mais restritiva do programa iria funcionar inicialmente por 15 dias, mas foi ampliada.
Atualmente, apenas o Triângulo Mineiro está na “Onda Vermelha”, menos restritiva.
– Desde a decretação da onda roxa em todo o estado, em 15 de março, o governo vem observando que os números da pandemia apontam para o resultado positivo das medidas mais restritivas, graças ao esforço da população de todas as regiões de Minas. Entretanto, é importante ressaltar que a situação ainda é de extrema gravidade e exige que esforço o permaneça – disse o governo, em comunicado.
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, disse à reportagem do jornal O Tempo que os números estão melhorando, no entanto ele não confirmou se haverá flexibilização das medidas de enfrentamento ao coronavírus.
A reunião do comitê acontece com integrantes do Executivo estadual e da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, do Ministério Público, da Associação Mineira dos Municípios e da Defensoria, entre outros órgãos.
A reunião deve definir se mais alguma região do Estado sairá da “Onda Roxa”.
A expectativa é que as novidades sejam anunciadas ainda no final da manhã de hoje, em coletiva de imprensa.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do G1 e O Tempo