Câmara aprova a adoção de “bueiros inteligentes“ em Muriaé
A Câmara de Muriaé aprovou, na sessão desta terça-feira (10), a implantação de dispositivo chamado “bueiro inteligente”, nos logradouros do município. O projeto do vereador Ademar Camerino (PROS) objetiva solucionar um dos maiores problemas enfrentados pelas cidades nos períodos de chuvas: o entupimento dos bueiros em decorrência do acúmulo de materiais sólidos obstruindo em seus canais.
O “bueiro inteligente” é composto por uma caixa coletora instalada no interior dos bueiros onde tenha a boca de lobo. Trata-se de um sistema confeccionado em material termoplástico, com capacidade mensurada de acordo com os parâmetros técnicos dos bueiros da cidade de Muriaé, sendo que a caixa coletora age como uma peneira, face a grade existente atualmente, permitindo a passagem da água e retendo o material sólido.
O vereador-autor do projeto explica que elaborou o projeto considerando que o maior causador de entupimentos de bueiros é o descarte irregular de lixo, ou seja, são os objetos jogados nas ruas, pois eles são responsáveis pela maioria dos entupimentos, gerando grandes alagamentos e chegando, inclusive, a potencializar as enchentes, já que não há escoamento rápido de água pelas galerias.
Ademar Camerino acredita que este tipo de bueiro possui mais facilidade para manutenção, pois a limpeza dos filtros se dá de forma mais rápida e menos trabalhosa do que o processo de desentupimento dos bueiros convencionais, tornando-se um forte incentivador da sustentabilidade e promovendo o aumento da produtividade das equipes de manutenção do Município.
Fonte: CMM
Do que adianta bueiro inteligente se a população que é burra e sem educação?