Câmara de Muriaé delimita área de segurança no entorno das escolas

Vereadores aprovam projetos de inclusão ao mercado de trabalho dos moradores de rua

Guia Muriaé no WhatsApp

Na sessão desta terça-feira, dia 18 de abril, vários projetos foram colocados em pauta pelo presidente Dr. Gerson Varella Neto (UNIÃO), dentre eles, o que delimita a área de segurança no entorno das escolas a fim de que sejam tratadas com atenção pelos agentes de segurança pública e privada, além de garantir direito de inclusão ao mercado de trabalho aos moradores de rua. Foram entregues moções a servidor público, esportista e policiais militares.

A sessão teve a participação de dois ex-vereadores no público, o professor Júlio Simbra e o Dr. José Carlos, além de moradores do bairro São Pedro que reivindicaram atendimento médico e de dentista na comunidade e foram respondidos na sessão mesmo pelo líder do governo Dr. Frederico (PTB) que entrou em contato com a secretária municipal de Saúde e informou sobre a contratação dos profissionais.




Projeto define área de segurança no entorno das unidades escolares

O Projeto de Lei Nº 106/2023, de autoria da Vereadora Drª Miriam Facchini (PP), realiza modificações à Lei Municipal Nº 5.611/2018 que estabelece diretrizes para a política pública de prevenção e combate à violência nas escolas e creches da rede pública municipal de ensino, socialização e proteção dos profissionais da educação, entre outras providências.




Ele acrescenta a obrigatoriedade de delimitação de área como de segurança escolar pelo Poder Público, com o objetivo de garantir, através de ações sistemáticas de prevenção e fiscalização, medidas de segurança a fim de coibir qualquer ação que apresente risco à realização dos objetivos das instituições educacionais, cuja finalidade é proporcionar melhores condições para o trabalho das instituições de segurança pública, proporcionando tranquilidade aos alunos, professores e pais.

Também especifica que esta área corresponderá, no mínimo, ao círculo de raio de 100 metros, com centro nos portões de entrada e saída das instituições de ensino e deverá ser identificado como área restrita de segurança da escola, sendo qualquer atitude suspeita de promoção a insegurança escolar passiva de imediato acionamento das instituições de segurança pública competentes ou por segurança particular das instituições de ensino, respeitando sempre os princípios constitucionais da dignidade a pessoa humana.




Segundo a autora, “este projeto visa delimitar uma área que deve ser preservada para evitar-se comercialização de ilícitos e quaisquer outras atitudes suspeitas que possam eventualmente efetivar a insegurança nas áreas escolares delimitadas passivas de fiscalização e rondas policiais sistemáticas a fim de contribuir com novas medidas de segurança junto à comunidade escolar”

Moradores de rua passam a ter garantia de vagas no mercado de trabalho




O projeto de Lei 109/2023, de autoria do vereador Devail (PP), institui no âmbito do município o programa “emprego cidadão” para a população em situação de rua e cria o selo “empresa cidadã”. O programa objetiva auxiliar o Executivo na sua ação social de resgate à dignidade da população que vive nas ruas.

O projeto possibilita que moradores em situação de rua, aptos para o trabalho, poderão participar de mutirões desenvolvidos pelo Executivo, como prestadores de serviços temporários ou encaminhados para empresas que prestam ou venham prestar serviços à Prefeitura ou ainda às empresas instaladas no Município, que desejarem contar com essa mão-de-obra.




As empresas prestadoras de serviços para a Prefeitura deverão reservar 5% das vagas de emprego às pessoas em situação de rua, se inserida em contrato, devendo ainda informar às secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos a exata quantidade de postos de trabalho que serão gerados em cada contrato firmado. Esse tipo de contratação, inclusive, deverá constar nos editais de licitação da Prefeitura de Muriaé.

Caberá à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social atestar a capacitação do morador de rua para o trabalho e intermediar o processo de admissão destes. As empresas que mantiverem em efetivo exercício moradores em situação de rua, será assegurada uma certificação mediante a entrega de selo “Empresa Cidadã”.




Segundo o autor, a iniciativa visa dar cumprimento à Política Nacional para Inclusão Social da população em situação de rua, priorizando o acesso ao trabalho como forma de inclusão e resgate de outros direitos básicos, de modo que a reserva de 5% das vagas em aberto nas empresas de grande e médio portes contratadas pela Administração Municipal é uma medida significativa para ressocialização destas pessoas.

Política “Antibullying” passa ter período em abril para campanha e Dia




O Projeto de Lei Nº 90/2023, de autoria do Vereador Cristian Tanus Bahia (PTB) promove inclusão à Lei Municipal Nº 4.196/2012, que dispõe sobre a Política “Antibullying” por instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidos pelo poder público municipal e instituições de educação infantil, criadas e mantidas pela iniciativa privada, com ou sem fins lucrativos.

O projeto inclui que as campanhas de conscientização da Política Antibulying serão realizadas todos os anos pelo Executivo na semana do dia 7 de abril e deverá ser incluída no calendário oficial do Município.




Moções destacam o comprometimento de cinco profissionais em suas áreas

O vereador Delcinho Amaro (SOLIDARIEDADE) homenageou com Moção de Congratulações e Aplausos o servidor Eder da Silva, profissional de limpeza pública do Demsur, por seu trabalho incansável, comprometido, ético e eficiente nesta autarquia, buscando fazer sempre o melhor para a população.




Já o vereador Wellington Forim (SOLIDARIEDADE) entregou Moção a José Paulo de Paiva, criador do Club Muriaeense de Voo Livre, pelo trabalho realizado em nossa região com a prática de esporte com parapentes, sendo destaque na modalidade desde 1985, promovendo eventos e oferecendo aulas práticas na rampa de Pirapanema.

Por fim, o vereador Dr. Frederico destacou os relevantes serviços prestados à comunidade, no combate à criminalidade, bem como pelo sentimento de cidadania no desempenho de suas funções, os policiais militares Tenente Reinaldo Felippe Féres Laviola, Sargento Felipe Gomes Tureta e Cabo PM Marco Antônio Souza.

Fonte: CMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!