Escolas de Muriaé poderão receber kits de primeiros socorros
Deu entrada na Câmara Municipal de Muriaé um projeto de lei que autoriza as escolas no âmbito do município receberão, periodicamente, um kit de primeiros socorros.
O projeto de lei, de autoria do vereador Manoel Carvalho, prevê que o kit será composto pelos seguintes itens: caixa para guardar os materiais de primeiros socorros, luvas de latex, compressas gaze, esparadrapo, atadura de crepe, tesoura, bandaid de formatos variados, água oxigenada, cotonetes, álcool 70%, soro fisiológico, antisséptico em spray, algodão, sabonete líquido e saco de lixo.
De acordo com a proposta, as escolas deverão estabelecer um cronograma para o recebimento dos kits de primeiros socorros, bem como a programação de atividades de conscientização e treinamento de seus professores e funcionários para a prática adequeada dos primeiros socorros.
– Existe uma grande preocupação por parte das escolas públicas sobre a ocorrência de acidentes no ambiente escolar. Isso decorre das diversas atividades que são desenvolvidas no dia-a-dia das escolas que, inevitavelmente, acabam gerando acidentes, tanto aos alunos quanto aos professores e funcionários. Contudo, poucos são os que sabem a maneira adequada de prestar socorro no momento do acidente, falta de conhecimento esta que acarreta em vários problemas, desde como a manipulação incorreta da vítima e solicitação desnecessária de socorro especializado em emergência. As escolas da cidade não possuem materiais de primeiros socorros e muitas vezes improvisam na solução de acidentes – justifica o vereador.
A proposição foi protocolada e aguarda inclusão na ordem do dia.
Fonte: Guia Muriaé