Presidente da Câmara Municipal de Muriaé anula emenda que aumentava salário dos vereadores
Em reunião ordinária, realizada na segunda-feira (1º), na Câmara Municipal de Muriaé, o presidente da Casa, Sargento Joel, decidiu por anular a emenda a Lei Orgânica Municipal (LOM) que tratava do aumento do salário dos vereadores.
De acordo com a emenda, que foi aprovada em reunião extraordinária na última sexta-feira (28), a partir da próxima legislatura (2017) o salário dos vereadores passaria a ser 50% do salário de um deputado estadual. Hoje os vereadores recebem R$ 9.762,12, com a regra valendo, o salário seria de R$ 11.146,00 (+14,17%).
Outra mudança polêmicas também foram anuladas, como a que equipararia os poderes do vice-prefeito aos do prefeito. Diferentemente do que consta na Constituição Estadual e Federal, onde o poder do governador e do presidente não são equiparados com os de seus vices, em Muriaé o vice-prefeito terá tantos poderes quanto o prefeito.
Agora, os vereadores entram em recesso e só voltam aos trabalhos no próximo dia 5 de agosto quando as emendas deverão ser reapresentadas.
Ministério Público já foi acionado
A Associação dos Amigos de Muriaé (AAMUR) acionou recentemente o Ministério Público que acatou a representação contra a Câmara Municipal por causa de alterações indevidas na LOM.
Fonte: Guia Muriaé, com informações de Elias Muratori