Projeto busca incentivar trocar lixo reciclável por alimentos em Muriaé
Deu entrada na Câmara Municipal de Muriaé um projeto de lei que cria no âmbito do município o programa de conscientização ambiental “Moeda Verde”.
A proposta, de autoria da vereadora Miriam Facchini (PP), institui o programa que consiste na troca de materiais recicláveis por alimentos.
De acordo com a proposição, serão considerados materiais recicláveis vidros, plásticos, papel e metais. Tais materiais poderão ser trocados por hortifrutis (frutas, verduras e legumes).
A cada volume de 3 kg de lixo reciclável, o morador de Muriaé receberá 1 kg de hortifruti. Cada cidadão poderá trocar no máximo 9 kg de reciclável por dia de troca.
O lixo reciclável recolhido será doado às cooperativas ou associações de trabalhadores com material reciclável cadastradas no município.
– Além de gerar renda para muitas pessoas e economia para as empresas, a coleta seletiva também signifca uma grande vantagem para o meio ambiente. O programa vai estimular a troca do lixo reciclável por hortifruti e contribuirá para a diminuição dos pontos de descarte irreguular de lixo – afirmou a vereadora Miriam Facchini.
O projeto segue para ser analisado nas comissões internas da Câmara Municipal de Muriaé.
Fonte: Guia Muriaé