Projeto de lei reserva vagas para gestantes em estacionamentos em Muriaé
Deu entrada na Câmara Municipal de Muriaé um projeto de lei que institui a reserva de vagas de estacionamento em ruas, avenidas, estabelecimentos comerciais e shoppings para gestantes e mães com crianças de colo no âmbito do município de Muriaé.
O projeto, de autoria do vereador Manoel Carvalho, assegura a reserva de vagas preferenciais para gestantes durante todo o período gestacional e pessoas acompanhadas por crianças de colo com até dois anos incompletos. De acordo com o projeto, as vagas deverão ser em número equivalente a três por cento do total, no mínimo, uma vaga, devidamente sinalizada. A proposição não afetará as vagas já existentes no município e reservadas a idosos e pessoas com deficiência.
Nem todas mulheres precisarão da vaga, principalmente quando a criança não mais requerer, assim a vaga será utilizada por outra que esteja precisando ocupar o espaço. Toda gestante é uma pessoa com mobilidade reduzida e não apenas nos meses finais da gravidez, mas também nos primeiros meses. Segundo os médicos, o primeiro trimestre é o mais crítico, pois nesta fase acontece a maioria dos abortos espontâneos e ameaças de aborto. Nos meses seguintes, o ganho de peso e o crescimento da barriga geram grande sobrecarga na coluna vertebral e no sistema cardiorrespiratório, gerando desconforto e cansaço.
“Muitas gestantes ou mães com criança de colo necessitam ter facilidade na hora de busca um comércio ou fazer qualquer tipo de serviço em locais públicos ou comerciais, sendo que a situação em que se encontram com filhos de colo ou em gestação requer um cuidado maior por parte de todos. Essa atenção dada a mulher não é um privilégio, mas sim uma necessidade momentânea”, afirmou o vereador Manoel Carvalho.
A proposição foi protocolada e aguarda inclusão na ordem do dia para ser apreciada pelos vereadores.
Fonte: Guia Muriaé
Parabéns ao vereador Manuel Carvalho, por este projeto humanitário!