Projeto de lei torna Belisário patrimônio hídrico de Muriaé
Deu entrada na Câmara Municipal de Muriaé um projeto de lei que institui o distrito de Belisário como patrimônio hídrico do município.
A proposta, de autoria do vereador Jair Abreu (PT), tem como objetivo proteger e conservar as reservas hídricas naturais de Belisário, que está situado na região da Serra do Brigadeiro. Uma vez protegido, ficam vedadas as atividades de alto impacto que prejudiquem a biodiversidade e os recursos hídricos do distrito.
Estudos realizados em Belisário – entre 2016 e 2018 – indicam que o distrito tem uma média de uma nascente a cada 6,7 a 9,7 hectares, sendo assim provável que Belisário, com seus cerca de 13.100 hectares, abrigue entre 1.350 a 1.955 nascentes.
– O Ministério do Meio Ambiente classificou a Serra do Brigadeiro como área extremamente importante para a conversação da biodiversidade brasileira. Sendo assim, devemos proteger o meio ambiente de nossa região, proibindo atividades de alto impacto que venham a prejudicar toda a biodiversidade, bem como os recursos hídricos de Belisário, evitando enormes prejuízos para a nossa sociedade com impactos futuros irreversíveis à população muriaeense, como problemas no abastecimento de água na cidade – justificou o parlamentar.
O projeto de lei foi protocolado e aguarda inclusão na ordem do dia para ser apreciado pelos vereadores.
Fonte: Guia Muriaé