Projeto garante teste de HIV, Hepatite e VDRL a todas gestantes em Muriaé
Deu entrada na Câmara Municipal de Muriaé um projeto e lei que garante o teste rápido de HIV, Hepatite (B e C) e VDRL (sífilis) para todas as gestantes no município.
A proposta, de autoria do vereador Dr. José Carlos (PSB), garante o teste a todas as gestantes hospitalizadas para terem o seu bebê, independente do vínculo de convênio e mesmo aos particulares. Segundo a proposição, caberá a Secretaria Municipal de Saúde fazer o monitoramento, podendo, salvaguardados impedimentos legais, solicitar ressarcimento junto a quem de direito.
– O teste rápido hoje é oferecido exclusivamente às gestantes do Sistema Único de Saúde (SUS), o que se mostra discriminatório as outras gestantes, além de preocupante, uma vez que também elas e seus bebês não estão isentos do risco. O teste é fundamental em medicina preventiva, não tendo a menor lógica que esse grupo de gestantes e filhos seja privado de um recurso tão simples, barato e amplamente significativo – justifica o vereador Dr. José Carlos, que ressalta ainda que os kits dos testes não irão acarretar em ônus aos cofres públicos, uma vez que são de responsabilidade do Ministério da Saúde.
O projeto foi protocolado e aguarda inclusão na ordem do dia.
Fonte: Guia Muriaé