Projeto garante vacinação domiciliar para idosos e pessoas com deficiência em Muriaé
Deu entrada na Câmara Municipal de Muriaé um projeto de lei garante vacinação domiciliar para idosos e pessoas com deficiência no município.
O projeto, de autoria do vereador Manoel Carvalho, assegura a vacinação domiciliar as pessoas acima de 60 anos e as pessoas com deficiência motora, multideficiência profunda com dificuldade de locomoção, doenças incapacitavas e degenerativas.
De acordo com o projeto, a vacinação fica garantida não só no domicílio civil, mas também em entidades de atendimento públicas ou as sem fins lucrativos conveniadas com o poder público, nas quais as pessoas de que trata o projeto estejam abrigadas ou estejam sendo assistidas.
A vacinação é um método preventivo eficaz para se evitar diversas doenças e as pessoas idosas e dificentes muitas vezes têm dificuldade para ter acesso ao serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que segue cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.
“Como o município possuí o Programa de Saúde da Família (PSF), ficaria mais fácil identificar e realizar o acompanhamento dos idosos e deficientes, que necessitem não só das vacinas, mas de um acompanhamento assistencial”, disse o vereador Manoel Carvalho.
A proposição foi protocolada e aguarda inclusão na ordem do dia.
Fonte: Guia Muriaé
Esse tipo de serviço já é prestado em Muriaé pelos PSFs.