Projovem Adolescente passará a ser chamado “+ Jovem” a partir do dia primeiro de julho
Neste ano o Governo Federal lançou um novo modelo para o programa Projovem Adolescente. Com o reordenamento dos serviços, deixará de ser programa e passará a ser “Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”. Isso ocorreu, pois o intuito do governo Federal é dar autonomia aos municípios para trabalhar de acordo com suas realidades e demandas.
É devido a este novo modelo, que já entra em vigor a partir do dia primeiro de julho, que o Projovem Adolescente deu uma pausa de 15 dias em suas atividades, pois, a Secretaria de Desenvolvimento social estava reformulando o modelo do programa e o adequando para passar a ser serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. As equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), juntamente com os instrutores sociais, fizeram durante esse período um trabalho de busca ativa em suas áreas de abrangência, pois, o objetivo da Secretaria é ampliar esse serviço para atender um maior número de adolescentes.
E, devido a essas mudanças de reordenamento, o programa Projovem Adolescente passará a ser chamado a partir de agora, “+ Jovem”, e será caracterizado como serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, para jovens com idade de 15 a 17 anos, pertencentes a famílias em acompanhamento pelos programas de transferência de renda e reinserção social executados pelos CRAS.
Este serviço engloba três principais eixos estruturantes: Empregabilidade, Ações Socioeducativas e prática esportiva. Os jovens serão acompanhados por orientadores sociais e monitores de oficinas, responsáveis pela elaboração de dinâmicas, palestras e atividades educativas. Também terão acesso aos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). E ainda, sob a supervisão de profissionais de educação física, participarão de atividades esportivas, no Complexo Poliesportivo Gilberto Tanus Braz.
As atividades estão sendo reiniciadas dia 24 de junho e, para fazer as inscrições, é preciso que o jovem se dirija ao CRAS mais próximo de sua residência, onde será atendido pelas assistentes sociais que informarão os detalhes das documentações, os critérios de participações e horários das atividades.
“Nosso objetivo através do serviço “+ Jovem” é garantir a efetivação dos direitos dos jovens, potencializando suas habilidades e aptidões. É também facilitar o acesso ao mercado de trabalho e prevenir quanto à criminalidade e ao uso de drogas, fortalecendo o indivíduo para que ele cresça de maneira saudável e torne-se um cidadão íntegro, capaz de atuar de forma positiva no meio social”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Cláudia Aquino Sigiliano.
O “+ Jovem” foi elaborado e será executado em parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social e Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude.
Fonte: Nathália Aquino Sigiliano