Vereador apresenta projeto que implanta núcleos culturais em Muriaé
Um vereador de Muriaé apresentou um projeto que implanta núcleos culturais de convivência para pessoas de todas as idades na cidade.
O projeto, de autoria do vereador Manoel Carvalho (PMDB), dispõe sobre a implantação de núcleos culturais, denominados na proposição como “Viver e Conviver”. Segundo o projeto, tais núcleos poderão proporcionar aos cidadãos uma vasta troca de experiência e aprendizado com pessoas das mais diversas áreas de atuação profissional, diversificadas experiências de vida e que destaquem valores a serem agregados no cotidiano de cada participante. “Além de levar novos conhecimentos para agregar na formação da sociedade, o núcleo será voltado para o exercício de integração social”, disse o vereador Manoel Carvalho.
A idealizadora do projeto é a senhora Magna Vieira de Gouveia, que através de uma experiência pessoal percebeu a necessidade da implantação de um lugar comum de convivência entre pessoas que têm algo a contribuir para o próximo, agregando conhecimentos e escapando de possíveis depressões que está diretamente ligada à solidão. O principal do núcleo é ajudar às pessoas de diversas faixas etárias a aprenderem a viver e conviver da melhor maneira possível através da troca de experiências.
De acordo com o projeto, caberá à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social apoiar a implantação e o desenvolvimento do projeto em parceria com os voluntariados, que ficarão responsáveis em manter uma agenda de atividades (vide relação abaixo), promovendo um encontro de troca de experiência e vários aprendizados. A inscrição no núcleo será feita através da doação de livros ou brinquedos e as despesas decorrentes do núcleo ficarão por conta de colaboração da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e à conta das doações próprias previstas no orçamento do Poder Executivo.
Entre as atividades previstas para os núcleos estão:
* Movimentação: jogos dramáticos (mímicas); dança; brinquedos folclóricos; alongamento; percussão; coral; instrumento de sopro; teatro;
* Restauração: brinquedos; imagens; quadros; roupas;
* Conversação: inglês; francês; espanhol; italiano;
* Palestras: prevenção; saúde física e emocional; práticas pedagógicas;
* Leitura: contação de história; troca de livros; brinquedos pedagógicos; leitura dinâmica; poesia; história em quadrinhos;
* Matemática: atividades lúdicas; jogos pedagógicos (utilização e confecção); troca de brinquedos;
* Artes: pintura; escultura; desenho; origami; modelagem; kirigami; cartonagem; embalagem;
* Artesanato: tricô; crochê; fuxico; bordado; chapéu; puf.
A proposição aguarda inclusão na ordem do dia para ser apreciada pelos vereadores.
Fonte: Guia Muriaé