Vereador pede a criação de um cemitério para animais em Muriaé
Deu entrada na Câmara Municipal de Muriaé um projeto de lei que dispõe sobre a criação de um cemitério para animais domésticos de pequeno e médio porte no município.
A proposta, de autoria do vereador Gerson Varella Neto (PSL), estabelece que as despesas pelo sepultamento do animal doméstico serão de responsabilidade do seu tutor, que deverá tomar todas as providências com relação ao enterro.
De acordo com o projeto, a Prefeitura de Muriaé poderá implantar, através de concessão ou permissão, cemitérios parque e vertical particulares, com crematório, para animais de pequeno e médio porte.
– O Brasil é o terceiro maior país em população total de animais de estimação. Além do sofrimento da perda de um animal de estimação, a morte gera muitas dúvidas quanto à destinação do corpo do mascote. Outra preocupação quanto a destinação dos corpos dos animais está no impacto ambiental provocado pelo descarte ou pelo sepultamento incorreto. O risco de contaminação do solo e das águas é o maior que o de um cemitério humano – justifica o vereador.
O projeto foi protocolado e agora segue para análise das comissões internas da Câmara Municipal de Muriaé.
Fonte: Guia Muriaé