Vereadores retomam o horário normal das reuniões, fazem reivindicações e aprovam proposições
A Câmara Municipal de Muriaé, passado o período das eleições, retomou o horário normal das reuniões: 19 horas. Setenta e dois por cento das cadeiras foram renovadas para 2013, mas a atual legislatura continuará com os trabalhos legislativos até dezembro do corrente ano.
Entre pedidos de asfaltamento para os bairros Cardoso de Melo, São Francisco e muitos outros, os parlamentares também entraram com indicações reivindicando a quadra poliesportiva para o São Joaquim e muro de contenção para o bairro Aeroporto. Solicitaram ainda, um redutor de velocidade para a Avenida José Máximo Ribeiro – acesso ao bairro João XXIII.
Os projetos de lei da reunião desta semana foram relativos à denominação de rua, como o projeto do vereador Hélio Varela que dá nome de Rua Diamante ao logradouro, anteriormente, chamado de Rua Mário Ambrósio de Paulo, no bairro Joanópolis e, o PL do vereador Ademar Camerino que designou o nome de Rua Enésio Machado de Oliveira, ao logradouro antes conhecido como “Rua da Comunidade”, São Pedro.
Outro projeto que recebeu aprovação por unanimidade foi o Consórcio Intermunicipal de Cultura, que envolve os municípios de Muriaé, Cataguases, Miraí, Itamarati de Minas e Leopoldina. Ele que tem como propósito incentivar as políticas públicas culturais na região, favorecendo a economia destas cidades, através da ampliação de técnicas e fomentos para o cinema, as atividades audiovisuais e mídias digitais.
A premissa principal é criar o “Pólo Audiovisual da Zona da Mata” e, para tanto, algumas ratificações precisaram ser feitas para readequar o projeto, anteriormente redigido, às regras da associação pública, de direito público, e natureza autárquica. Nada mais do que adaptações nas intenções do protocolo, objetivando garantir a maior consistência e cooperação entre as prefeituras.
Fonte: Câmara Municipal de Muriaé