IF Muriaé dá início a programação da Semana da Consciência Negra nesta sexta-feira
Com o tema “O futuro do conhecimento é ancestral”, evento acontece nos dias 10, 14 e 18 de novembro
Acontecerá entre os dias 10 e 18 de novembro, no Campus Muriaé do IF Sudeste MG, a Semana da Consciência Negra. O evento contará com palestra, exibição do CineClube e oficinas, confira a programação completa ao final da matéria.
A participação é gratuita, para emissão de certificado, os interessados devem se inscrever no evento pelo site https://bit.ly/ifextensao. Se não conseguir realizar a inscrição, será preciso enviar e-mail para [email protected] informando o nome completo, e-mail, CPF, data de nascimento e o evento para o qual deseja se inscrever.
Programação
10/11 às 19h
Palestra: Afroempreendedorismo – produção em moda e inovação por mulheres negras em Muriaé (Coletivo Preta sou)
Íris Maria da Costa Amâncio Kamwa
Natural de Muriaé (MG), é professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, de Literatura Portuguesa e de Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal Fluminense. Especialista em Literaturas de Língua Portuguesa pela Faculdade Santa Marcelina (1991), Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC Minas (1996), doutora em Estudos Literários/Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e Pós-doutora em Literaturas Africanas pela Universidade de Coimbra (2014), coordena o laboratório e grupo de pesquisa LICAFRO (Letras/UFF/CNPq) e o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Literatura Infantojuvenil (UFF-Lij). Colabora com várias Instituições de Ensino Superior do País, além de participar de diversas iniciativas científicas, socioculturais e políticas no Brasil e no Exterior. Foi Conselheira Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Belo Horizonte por dois mandatos; tem livros (ensaio e literatura infantojuvenil) e artigos acadêmico-científicos publicados. Em 2019, foi agraciada pelo Governo do Estado de Minas com a Medalha “Mérito Santos Dumont” por sua atuação como editora no Estado. Atualmente, dedica-se a projetos voltados para as Literaturas Africanas e Afrodiaspóricas, como também para a edição e circulação mercadológica de obras literárias de escritoras e escritores africanos. Como inovação social, publica autoras e autores negros em geral (Nandyala Editora) e promove ações culturais de Letramento Afroliterário pela Nandyala Editora, para a promoção da bibliodiversidade.
14/11 às 15h
Cine Clube
Júlio Cesar Pereira Monerat
Doutor em Serviço Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020) com a tese “Para a crítica da ecologização do capital”. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) com a dissertação “Potencialidades e limites da territorialidade camponesa agroecológica frente à insustentabilidade do capital”. Graduação em História – Faculdades Integradas de Cataguases-MG (1992) e Especialização em Didática do Ensino Superior pela Fafi-Pronafor de Além Paraíba- MG (1995). É professor de História do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé. Entre 2001 e 2009 trabalhou como professor efetivo de História na Rede Pública Estadual de Minas Gerais. De 1988 a 2010 exerceu a função de fotógrafo profissional na JL Fotografias Ltda., em Leopoldina-MG, atuando nas áreas de fotografia social, estúdio e publicitária, além de vídeo, e edição de imagens digitais.
18/11 às 8h
Apresentação Cultural
Thaís de Jesus Oliveira
Thais de Jesus é atriz e artista multilinguagem, trabalha nas interseções entre arte, ativismo de gênero, sexualidade e raça. Há anos vem se comunicando pela linguagem teatral, pelas expressões urbanas e acadêmicas, se movimentando e mapeando as potências de suas vivências sempre com o objetivo de atingir (tocar) o outro.
18/11 às 9h
Oficina de Capoeira
Natalino da Silva Oliveira
Natalino Oliveira é poeta. Possui licenciatura em Letras Português e Espanhol pela UFMG, mestrado em Teoria da Literatura e doutorado em Literatura Comparada pela mesma instituição, doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC Minas. É membro da Academia Muriaeense de Letras (AMLE) e seu atual presidente. Livros publicados: A estética da dissimulação na literatura de Machado de Assis.,Ex-Farrapos (2018); (ensaio); Rareza (poemas), Ex-Farrapos (poemas) e As cidades de Calvino (poemas). Docente do IF Sudeste MG.
18/11 às 9h
Oficina de Batik
Érika Rodrigues Coelho
Professora efetiva no IF campus Muriaé há 11 anos, Bacharel e licenciada em Artes Plásticas (UFJF), Especialista em Moda, Cultura de Moda e Arte (UFJF), Especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas (UFMG), Mestre Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (UFSJ), Coordenadora Geral de Graduação IF Campus Muriaé e vice presidente do NEABI- Campus Muriaé.
18/11 às 9h
Oficina de Ciência e Tecnologia Africana
Weder Ferreira da Silva
Professor de História do IFSUDESTEMG – Campus Muriaé – Possui Pós-Doutorado em História pela Universidade de Paris; Doutor em História pela UFRJ; Mestre em História pela UFOP; Bacharel e Licenciado em História pela UFV. Membro do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico de Minas Gerais; do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri e da Academia de Letras de Teófilo Otoni. Coordenador do projeto de Extensão Pré-IF Popular. Membro do NEABI/Campus Muriaé. Atua no projeto de Ensino Saravá e no projeto de Extensão Cineclube Câmera invertida.
Fonte: IF Muriaé