Inaugurado em Muriaé Ambulatório de Atendimento Multidisciplinar em Pediatria

Guia Muriaé no WhatsApp

A partir dos levantamentos realizados pela Junta Reguladora da Rede de Cuidados das Pessoas com Deficiência no mutirão de acolhimento dos Autistas realizado em dezembro de 2022, a Prefeitura de Muriaé conseguiu perceber a necessidade do atendimento multiprofissional para essas crianças.

Mediante deste entendimento, bem como em atenção à solicitação dos familiares, a Prefeitura está instituindo o Ambulatório Multiprofissional em Pediatria, o qual fará o atendimento das crianças com deficiências, incluindo as crianças espectro autista. A unidade vai funcionar no antigo SESC.

PUBLICIDADE

Com a implantação do Ambulatório Multidisciplinar, o Governo Municipal visa agilizar o fluxo assistencial, e com isso garantir ao usuário o tratamento adequado com os profissionais necessários.

Os atendimentos serão realizados por uma Equipe Multiprofissional capacitada, realizando atendimentos coletivos, oficinas terapêuticas, grupo de orientação, entre outras atividades. A Coordenação clínica será realizada por profissionais de Nível Superior dentro da área da saúde. Atualmente será uma Enfermeira.

PUBLICIDADE

A equipe Multiprofissional é uma Equipe bastante robusta, composta por:

– Médico
– Psiquiatra Pediátrico
– Enfermeiro
– Fonoaudiólogo
– Fisioterapeuta
– Terapeuta Ocupacional
– Educador Físico
– Psicólogo
– Assistente Social
– Nutricionista
– Pedagoga

PUBLICIDADE

O objetivo da Prefeitura de Muriaé com a implantação do Ambulatório Multiprofissional é garantir o tratamento adequado, tanto na qualidade, quanto na celeridade do desenvolvimento das nossas crianças com deficiência.

Inauguração

PUBLICIDADE

No dia 16 de junho de 2023 aconteceu a inauguração do Ambulatório Municipal de Atendimento Multidisciplinar em Pediatria – Maria Antônia de Oliveira Latini Veiga.

O evento teve a presença do Prefeito de Muriaé, Dr. Marcos Guarino; do gerente regional de Saúde, Franklin Leandro Neto; da secretária municipal de Saúde, Luiza Agostini; da secretária de Direitos Humanos, Tatiana Rangel Viana; dos vereadores Evandro Cheroso e Reginaldo Roriz; a promotora de justiça, Drª Jackeline Rangel e o promotor Dr. Sílvio Landim; do presidente da APAE Muriaé, Ênio Bernardo; dos pais de Maria Antônia, Carolina Pinto e Leandro Latini Veiga (também secretário adjunto de desenvolvimento Econômico); e da referência técnica da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência, Cláudia Moreira.

PUBLICIDADE

Na abertura, a senhora Cláudia Marinho, avó de Maria Antônia, que empresta seu nome para o ambulatório fez uma menção espiritual, lendo a palavra de Deus e abençoando o espaço.
Cláudia Moreira, referência técnica da Junta Reguladora da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência para apresentar este projeto fez um breve relato de como funcionará o espaço e lembrou a vida da pequena maria Antônia.

Em seguida, a incansavelmente mãe Carolina Pinto, que lutou junto de sua família e especialmente em benefício da filha, contou um pouco de sua sina.

Em seguida a secretária municipal de Direitos Humanos, Tatiana rangel Viana fez uma homenagem especial aos familiares de Maria Antônia e falou sobre os direitos assegurados a todos os cidadãos. O direito à vida, à inclusão, à saúde.

A secretária de Saúde, Luiza Agostini de Andrade. Fez um relato e apresentou a equipe que trabalhará no ambulatório pedindo, a cada um que atenda da melhor forma possível.
O prefeito, médico pediatra Dr Marcos Guarino fez um breve discurso falando das ações implantadas nestes primeiros 365 dias de sua gestão.

Ambulatório de Atendimento Multidisciplinar em Pediatria Maria Antônia de Oliveira Latini Veiga

Maria Antônia de Oliveira Latini Veiga nasceu em 12/02/2015, com uma condição genética rara, a trissomia do cromossoma 18, também conhecida como Síndrome de Edwards.

Ela permaneceu por 100 dias na UTI neonatal e pediátrica do Hospital São Paulo. Lutou, junto com sua família, por sua vida, tendo se submetido a cirurgias e procedimentos em busca de sua dignidade. Aos 4 anos também foi diagnosticada com autismo.

Ela travou muitas batalhas, superou as cruéis estatísticas e rompeu as barreiras da medicina, sendo referência de cuidado para as pessoas com o mesmo diagnóstico.

Maria Antônia partiu com 5 anos e meio, deixando uma herança de luta e apelo às pessoas com deficiência. As suas conquistas encorajam outras famílias e comprovam que todas as formas de amor valem à pena.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/Lcnq5cgWdqz9PXwAd0VEpP
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!