Menina de 4 anos morre com pneumonia e família aponta negligência médica
Giovana Gusmão Barbosa foi levada à unidade de saúde no dia 29 de abril, chegou a ser atendida três vezes em um posto de saúde de Guarus, depois foi transferida para o hospital. Ela não resistiu e morreu no dia 6 de maio.
Uma menina de apenas 4 anos, identificada como Giovana Gusmão Barbosa, faleceu na última sexta-feira (5) no Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Segundo a família da vítima, houve negligência médica no atendimento prestado pela Clínica da Criança, situada na região de Guarus.
De acordo com os parentes da criança, ela foi atendida na clínica no dia 29 de abril após apresentar sintomas de desconforto abdominal e vômitos. No entanto, foi liberada após receber atendimento médico. Mais tarde, no mesmo dia, a menina voltou a unidade de saúde com os mesmos sintomas, mas, novamente, recebeu alta.
No dia seguinte, a família levou Giovana novamente à clínica, onde foi diagnosticada com pneumonia e, então, internada. Posteriormente, após ser submetida a um exame no Hospital Geral de Guarus, constatou-se a presença de água na pleura da vítima. Por insistência dos parentes, no dia 2 de maio, ela foi transferida para o Hospital Ferreira Machado.
A Prefeitura de Campos, por meio de uma nota oficial, afirmou que a criança foi encaminhada ao Hospital Ferreira Machado em decorrência do quadro de pneumonia comunitária. Ainda segundo a nota, exames realizados no hospital constataram a presença de uma bactéria multirresistente, que apresenta maior gravidade em relação às bactérias comuns.
A equipe multidisciplinar da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica fez todos os esforços possíveis, porém, o desfecho foi trágico.
Fonte: Guia Muriaé