Mercado do leite foi destaque de evento em Eugenópolis
O mercado do leite e o cenário atual da atividade leiteira foram os temas levados pelo vice-presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura Leite da CNA e presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Leite do Sistema Faemg, Jônadan Ma ao 2º Feirão do Agronegócio realizado pela Cresol e SV Leilões este mês em Eugenópolis.
Cerca de 80 produtores assistiram à palestra em que ele abordou os principais fatores que influenciam o preço do leite ao produtor, as condição de mercado interno e externo e a importação do leite as perspectivas para um médio e longo prazos, de acordo com a atual conjuntura do país.
“O nível de produção e captação do leite vem sendo reduzida ano após ano há cerca de sete anos no Brasil. Já a importação, principalmente da Argentina e Uruguai está em ritmo acelerado em volumes altos desequilibrando a cadeia láctea e impactando severamente os preços do leite ao produtor, consumidor e à indústria”, explicou.
O analista regional do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Antônio Rocha participou do evento e destacou que a palestra foi esclarecedora e bem recebida pelo público.
Jônadan Ma salientou que tratar dos temas com pequenos e médios produtores, maioria no evento, e na região da Zona da Mata mineira, é de fundamental para que eles “saibam que fazem parte de uma atividade global” e se organizem para “se valorizarem, ver a sua força e saber como eles podem atuar junto aos Sindicatos e à Faemg para que juntos a gente possa ter mais força”.
“A soma de todos os pequenos e médios compõe mais de 80% dos produtores do Brasil , embora não seja na mesma proporção em termos de volume, mas a situação do pequeno produtor é muito relevante e ele precisa entender como funciona a cadeia láctea”, completou.
O Sindicato dos Produtores Rurais de Eugenópolis e o Sistema Faemg Senar foram parceiros do evento. A feira reuniu centenas produtores rurais e empresas ligadas ao agronegócio. Houve ainda Leilão de gado, exposição e venda de alevinos. Os presidentes dos Sindicatos dos Produtores Ruais de Eugenópolis, José Maria Bouzada, de Antônio Prado de Minas, Eymard de Abreu e Patrocínio do Muriaé, Ramon Selani também prestigiaram o evento.
Fonte: FAEMG