Processamento de boleto bancário será diferente a partir de 15 de março; veja o que muda
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que o boleto bancário ganhará mais agilidade em seu processamento
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) anunciou uma novidade que promete facilitar a vida dos brasileiros que utilizam boletos bancários para pagar suas contas do dia a dia.
A partir do próximo dia 15 de março, parte da liquidação interbancária desses documentos será realizada no mesmo dia do pagamento, em um prazo conhecido como D+0.
Essa mudança representa uma significativa aceleração no processamento dos boletos, já que anteriormente uma parte da liquidação ocorria no prazo D+1, ou seja, em um dia útil após o pagamento.
De acordo com a Febraban, essa alteração não afetará o consumidor que paga o boleto, mas sim o credor, ou seja, aquele que irá receber o dinheiro. Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, enfatiza os benefícios dessa mudança para o comércio em geral.
“A mudança trará mais agilidade para o cobrador, e irá beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, afirma Faria.
Inicialmente, estima-se que cerca de 57% dos boletos poderão ser processados no mesmo dia, enquanto os 43% restantes serão processados no prazo D+1.
Essa medida é vista como um avanço significativo na modernização dos serviços financeiros no país, trazendo mais eficiência e agilidade para as transações comerciais. Com o processamento mais rápido dos boletos, espera-se uma melhoria na experiência do consumidor e no ambiente de negócios como um todo.
Fonte: Guia Muriaé, com informações da Exame