Cinco dicas para comprar online em aplicativos com segurança
A adesão em massa ao ambiente digital requer por parte dos consumidores e dos lojistas cuidados de segurança para que as transações financeiras ocorram sem transtornos. Um dos recursos que os lojistas passaram a observar nos últimos anos foi o padrão SSL nos sites. A pesquisa mostra que em 2015 apenas 20% dos sites brasileiros tinham o certificado, mas neste ano são mais de 92%.
A sigla significa Secure Sockets Layers (SSL) e cria uma conexão criptografada entre o servidor e o navegador, ou seja, uma codificação para que a mensagem não possa ser interceptada na transmissão. Por isso, antes de comprar online, verifique se a URL do site possui essa certificação.
Outro resultado interessante da pesquisa é o registro de empresas que oferecem os produtos em aplicativos próprios para dispositivos móveis. O computador de bolso tem se tornado um meio frequente para trocas de mensagens, Internet Banking e operações de compra e venda.
O levantamento indica que as lojas de aplicativos do Android e iOS somam 611.800 apps de lojistas. As compras tanto em sites como em aplicativos devem ser realizadas após a verificação de segurança e dupla checagem na primeira compra.
É seguro comprar online nos apps de lojas virtuais? Sim, se você seguir estas dicas:
1. Compre de quem confia
A primeira regra é estabelecer uma relação de confiança com o lojista. Antes de comprar online ou até mesmo baixar o app, pesquise sobre o lojista. Acesse sites como o “Reclame Aqui” para verificar a reputação da loja no ambiente digital. Caso não encontre muitos registros, tente identificar canais de relacionamento com o consumidor para ter certeza de que a empresa é idônea.
2. Baixe aplicativos a partir do site oficial
Muitas vezes as fraudes podem acontecer por duplicação de aplicativo de lojas ou descuido do usuário. Um app falso com as mesmas características e identidade visual do original ou um app desatualizado (anterior) com falhas de segurança podem estar na loja de aplicativos do seu celular. Na dúvida, acesse o portal da loja e clique em baixar o app. O site vai te direcionar para o aplicativo verdadeiro.
3. Atenção ao certificado de segurança
O aplicativo costuma ser um segundo canal de vendas para os lojistas, depois do site. Para conferir se a operação tem certificação de segurança, acesse o site.
No endereço, observe se na barra de navegação há a letra “S” após o http e o cadeado de segurança SSL. Para o consumidor, antes de cogitar a possibilidade de comprar online é preciso observar o certificado SSL em um site de e-commerce. Caso o lojista não ofereça o ícone de cadeado ao lado do endereço do site no navegador, o protocolo não está ativo e, portanto, o site não é seguro para transações financeiras.
4. Verifique quem desenvolveu o aplicativo
Abaixo do nome do aplicativo irá aparecer a própria marca, a razão social ou o nome do desenvolvedor da loja virtual. Antes de baixar, confira se esse desenvolvedor tem boa reputação no mercado ou se é um desenvolvimento da própria marca. Caso seja um desenvolvedor sem referências na Web e sem legado na loja de apps, desconfie.
As medidas de segurança para compras online são uma forma de proteger os seus dados pessoais. As fraudes e golpes digitais estão cada vez mais evoluídas e os criminosos, criativos, por isso é importante monitorar o uso dos seus dados de CPF e CNPJ para se proteger. Muitas vezes os seus dados estão sendo comercializados para cibercrimes e você nem desconfia até perceber o dano financeiro.
Fonte: Serasa