Langya Henipavírus: China anuncia ter encontrado novo vírus de origem animal
Trata-se do Langya Henipavírus, uma uma enfermidade transmitida principalmente pelo morcego frugífero. Os casos foram detectados através de um estudo científico. As vítimas são residentes nos distritos chineses de Shandong e Henan. Nenhum dos casos é considerado grave.
Entre os sintomas do vírus estão tosse, febre, cansaço, perda de apetite, dores de cabeça, musculares, náuseas e irritabilidade.
A descoberta do vírus foi feita após análise de saliva de pacientes que tiveram contato recente direto com animais. Dos 35 casos, 26 manifestaram algum dos sintomas. Ainda não foram detectados casos de transmissão entre humanos.
O morcego frugívoro é conhecido como principal hospedeiro do Hendra vírus (HeV) e Nipah vírus (NiV). Ele também transmite a doença para seres humanos.
O Langya Henipavírus já é considerado uma das principais causas emergentes do aumento de casos de zoonoses na região da Ásia-Pacífico.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a doença como nível 4, com taxa de letalidade estimada entre 40% e 75%, taxa maior do que a do covid-19.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Globo Rural