Melhores ferramentas para profissionais de mídia digital em 2025
2025 está prestes a começar e a competição vai ser mais acirrada. Para trabalhar de maneira mais inteligente, os profissionais do setor de mídia digital estão em busca de ferramentas confiáveis. Ferramentas que podem ajudá-los a criar conteúdo ou comercializá-lo da maneira certa para que possam interagir com o público certo.
Mas encontrar as ferramentas certas entre tantas opções é como procurar uma agulha num palheiro.
Mas isso não é mais um obstáculo.
Neste post vou apresentar algumas plataformas que trazem as melhores ferramentas que podem ser úteis para profissionais de mídia digital.
Mas como?
Vamos dar uma olhada.
Ferramentas para criar conteúdo de mídia digital
Criar conteúdo atraente é de extrema importância para profissionais de mídia digital. Ter as ferramentas certas pode ajudá-los a transformar ideias em imagens e textos envolventes. Abaixo listei algumas ferramentas confiáveis que podem auxiliar bem os profissionais na elaboração de conteúdo.
1. Pacote Adobe Creative Cloud (Photoshop, Illustrator, Premier Pro)
Site: https://www.adobe.com/creativecloud.html
Adobe Creative Cloud Suite é uma opção confiável quando se trata de projetar gráficos ou editar um vídeo. A plataforma pode auxiliar profissionais a dar vida às suas ideias.
A plataforma está integrada com um conjunto de aplicativos conhecidos como:
- Photoshop para edição de fotos
- Ilustrador para desenhos vetoriais
- Premier Pro para edição de vídeo
Se um profissional precisar realizar tarefas como aprimorar imagens, remover fundos ou adicionar sobreposições de texto, ele pode optar pelo Photoshop. Para polir vídeos ou adicionar efeitos, o Premier Pro é o que está no topo da lista.
2. Lúmen5
Site: https://lumen5.com/
Lumen5 é uma ferramenta de criação de vídeo baseada em inteligência artificial. Ele pode transformar texto em vídeos atraentes. A ferramenta pode ser útil para profissionais na criação rápida de vídeos.
A única coisa que os usuários precisam é fornecer o script para a ferramenta. A ferramenta é benéfica para quem não tem interesse em mostrar o rosto. Ou para quem quer dar mais dinâmica ao seu conteúdo sem gastar horas editando.
O que mais gosto no Lumen5 é que ele traz um subconjunto de ferramentas dedicadas a cada plataforma popular como:
- Criador de vídeos do Facebook
- Criador de introdução do YouTube
- Criador de vídeos do Instagram
- Criador de vídeos do LinkedIn
Isso elimina a necessidade de se preocupar em ajustar os layouts. Outra coisa que mais gosto no Lumen5 é que ele nos permite transformar com facilidade textos longos em vídeos curtos. Este recurso é benéfico para a maioria dos gerentes de mídia social.
3. Resumidor IA
Site: https://www.summarizer.org/br/resumidor-de-texto
Resumidor IA ferramenta pode ser um ativo valioso para profissionais de mídia digital. Tenho observado muitos profissionais que sempre precisam extrair informações essenciais de textos grandes para criar conteúdos curtos e fáceis de usar.
Por exemplo, se os criadores de conteúdo desejam redirecionar postagens de blogs ou artigos de notícias, eles precisarão dos principais destaques. É aí que esta ferramenta de resumo de texto irá ajudá-los. Não só conciso a extensão do conteúdo, mas também fornece os principais destaques em marcadores.
Uma coisa que aprecio na IA do resumidor de texto é sua simplicidade. Não é opressor, os iniciantes podem começar imediatamente.
Esta ferramenta pode ser um ótimo auxiliar quando se trata de:
- Extraindo informações importantes de um texto extenso
- Resumindo relatórios ou documentos rapidamente
- Reaproveitando conteúdo extenso
Ferramentas para marketing de mídia digital
O marketing é uma tarefa diária para a maioria dos profissionais de mídia digital. Mas agora existem ferramentas disponíveis que lhes permitem trabalhar de forma inteligente e automatizar a maioria das suas tarefas repetitivas. Abaixo mencionei os dois que considero confiáveis e que valem o custo.
1. Hootsuite
Site: https://www.hootsuite.com/
Hootsuite é uma ferramenta conhecida por gerenciar com facilidade vários canais de mídia social a partir de uma interface. É a escolha perfeita para profissionais de marketing de mídia social que buscam simplificar seu fluxo de trabalho.
Veja por que o Hootsuite é tão benéfico:
- Os usuários podem agendar e gerenciar postagens em várias plataformas
- Acompanhe o desempenho das postagens com métricas detalhadas como engajamento, cliques, etc.
- Garanta postagem consistente
- Elimine a necessidade de postar manualmente todos os dias
Além do gerenciamento de mídia social, também oferece acesso gratuito a algumas subferramentas, como geradores de nomes de usuário, geradores de hashtag e geradores de legendas.
2. MailChimp
Site: https://mailchimp.com/
Mailchimp é uma plataforma conhecida por email marketing. Mas não se limita apenas ao marketing por email. Ele oferece várias ferramentas de IA online que auxiliam os profissionais desde a criação de conteúdo até o marketing, além do rastreamento e análise de desempenho.
A ferramenta foi desenvolvida especialmente para profissionais que desejam construir conexões fortes com email e marketing em mídias sociais. Isso os ajuda a manter o público envolvido e gerar mais conversões.
Veja como isso pode ser benéfico para profissionais de mídia digital:
- Criação de campanha por e-mail
- Segmentação de público
- E-mails automatizados
- Análise e relatórios
- Marketing em mídias sociais
Conclusão
As 5 ferramentas diferentes que mencionei acima podem ser muito úteis para profissionais que trabalham na indústria de mídia digital. Mas existem apenas alguns itens essenciais entre eles. A lista de ferramentas que podem auxiliar os profissionais a agilizar seu fluxo de trabalho é muito longa. Experimente-os para trabalhar de maneira mais inteligente e obter melhores resultados.