Muriaé poderá receber unidade do CAPS III
Os Poderes Executivo e Legislativo estão se articulando para viabilizar a instalação de uma unidade da terceira modalidade do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS), conhecida como CAPS III, em Muriaé.
Nesta sexta-feira (4), o presidente da Câmara Municipal, Carlos Delfim, recebeu os médicos psiquiatras, Elissom Oliveira e Leonardo Junqueira, que após se reunirem com o prefeito Grego, estiveram na Casa em busca do apoio do Legislativo para a implementação no município do CAPS III.
Delfim, assim como o prefeito, sensibilizou-se com a questão e se comprometeu em empenhar todos os esforços que dispõe como presidente da Câmara para que Muriaé possa oferecer a população este importante atendimento na área de saúde.
CAPS III
O CAPS III constitui-se no principal dispositivo CAPS e presta um serviço de atenção contínua, durante 24 horas, diariamente, incluindo feriados e finais de semana, com capacidade de acolhimento, observação e repouso noturno. No caso da necessidade do usuário utilizar o leito noturno, a utilização não pode exceder sete dias consecutivos ou dez dias não consecutivos.
Desempenha o papel de principal regulador da porta de entrada da rede assistencial em saúde no âmbito do seu território e/ou do módulo assistencial e é também o principal dispositivo substitutivo da internação em hospital psiquiátrico. É a mais complexa modalidade de CAPS para a prestação do atendimento em transtorno mental.
Não há limite de idade para a utilização. O atendimento ao paciente inclui, além de medicamentoso e de psicoterapia, visita/atendimento domiciliar e atendimento à família.
Fonte: Guia Muriaé