Muriaé sedia 2º Simpósio de Peixes Ornamentais de Minas Gerais
Nos dias 23 e 24 de agosto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) – Campus Muriaé sedia o 2º Simpósio de Peixes Ornamentais de Minas Gerais, com uma programação repleta de integração e conhecimento.
As vagas são limitadas, sendo 120 para o ciclo de palestras e 30 vagas por minicurso. As inscrições podem ser feitas no escritório do Sebrae-MG de Muriaé ou no dia do evento (conforme disponibilidade de vagas). Os interessados também podem se inscrever pelo e-mail atendimentomuriae@sebraemg.com.br ou telefone: (32) 3721-9722.
É necessário informar: nome completo; CPF; telefone de contato; e-mail de contato; município e estado; minicurso de interesse (informar duas opções, caso a turma do minicurso de sua primeira opção esteja completa, o participante será incluído na turma do minicurso de sua segunda opção).
Palestras
23/08, 18h – “Ações da Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento” que vêm sendo desenvolvidas para o setor aquícola no estado. Serão abordadas informações sobre os convênios firmados pela SEAPA com o Governo Federal: “Incentivo à regularização de empreendimentos aquícolas no estado de Minas Gerais” e “Oportunidade: uma nova classe média rural brasileira”. Com Ana Carolina Euler, Zootecnista, Diretora de Aquacultura – SEAPA.
23/08, 18h30 – “Peixes ornamentais no Ceará – empreendedorismo de sucesso”: o Engenheiro de Pesca Ivan Oliveira (ACLACE/ABLA) apresentará um histórico das empresas que se destacam no mercado e da formação da associação no estado do Ceará, mostrando a importância do associativismo e da inovação para o crescimento das empresas.
23/08, 19h30 – “Inovações tecnológicas nos sistemas de produção de peixes ornamentais”: o Zootecnista Jonas Motta (UENF) abordará temas relevantes à prática da piscicultura sustentável, demonstrará os efeitos nocivos da atividade ao meio ambiente por meio da discussão dos seguintes assuntos: espécies exóticas, produtos (químicos e orgânicos) utilizados na piscicultura que afetam o meio ambiente, eutrofização, doenças nos peixes e zoonoses.
23/08, 20h30 – “Boas práticas produtivas na produção de peixes ornamentais”: o pesquisador Fabrício Rezende (Embrapa Pesca e Aquicultura) abordará informações sobre boas práticas no manejo para melhorar a qualidade do peixe produzido, tais como: uso de aditivos pigmentantes para intensificar a coloração, seleção de peixes defeituosos e fora de padrão, manejo pré-transporte para aumentar as condições de bem-estar, uso de sedativo para prolongamento no tempo de transporte; técnicas para elevar a rentabilidade do piscicultor.
24/08, 18h – Na “Homenagem Póstuma ao Paulo Braz” que será conduzida pelo professor e pesquisador DSc Manuel Vazquez (UENF) será apresentado um histórico do surgimento da piscicultura ornamental em Muriaé, destacando o pioneirismo do Sr. Paulo Braz de Andrade e mostrando sua participação no desenvolvimento de tecnologias locais e na disseminação de técnicas de cultivo por toda a região, culminando no surgimento do maior polo produtivo de peixes ornamentais da América Latina e seus reflexos na atualidade e nas perspectivas futuras.
24/08, 18h30 – “Critérios de seleção de bettas para exposição e acasalamentos”: o Zootecnista Fernando Cecchetti (AquoRIO) apresentará os padrões de julgamento e as principais características de bettas de exposição. Os critérios que levam determinados peixes a possuírem características que alcançam o nível de exposição e preços diferenciados no mercado, com demonstração do material utilizado em julgamentos e exposições de bettas.
24/08, 19h30 – “Melhoramento genético e qualidade de peixes ornamentais”: o professor Leonardo Glória (UENF) apresentará os conceitos básicos de melhoramento animal que podem ser aplicados na piscicultura, além de apresentar softwares para aplicações práticas destes conceitos no manejo de peixes ornamentais com objetivo de melhorar a qualidade do peixe produzido.
24/08, 20h30 – “Regularização de pisciculturas em áreas de preservação permanente”: o Engenheiro Ambiental Marcus Della Lucia (CFAL Ambiental) abordará os aspectos legais que enquadram a regularização de atividades agrossilvipastoris, dentre elas a piscicultura, em áreas de preservação permanente, por meio da consolidação do uso da área, observando o marco regulatório legal, abordando as principais etapas e procedimentos para a regularização das ocupações das áreas de proteção permanente (APP’s) conforme a legislação ambiental vigente.
24/08, 21h – “Peixes ornamentais no Rio Grande do Norte: empreendedorismo de sucesso”: o pesquisador Paulo Faria (UFRN/EAJ/CARDUME POTIGUAR) repassará informações sobre as atividades que vêm sendo desenvolvidas no estado do RN para desenvolvimento da cadeia produtiva local, apresentando as características das empresas que atuam no mercado potiguar. Será apresentada, ainda, a proposta da realização da Feira Internacional de Aquarismo, entre os dias 20 e 23 de setembro de 2018, em Natal-RN.
Minicursos
1. No minicurso “Critérios de peixes ornamentais para exposições”, o Zootecnista Fernando Cecchetti (AquoRIO) abordará os principais critérios e características fenotípicas que são consideradas na seleção de bettas com diferentes padrões de linhagens em campeonatos e exposições. Quais os critérios para seleção e formação de casais por análise de características fenotípicas.
2. No minicurso “O mercado de peixes ornamentais – perspectivas e tendências”, o Engenheiro de Pesca Ivan Oliveira (ABLA/ACLACE) abordará os números mais atuais do tamanho do mercado, os principais atores em nível global e nacional, os principais eventos do setor e a enorme gama de espécies coletadas e criadas pelo mundo, o que dará uma visão maior do tamanho deste mercado, além dos desafios do futuro da aquariofilia na pesca, na aquicultura e no varejo.
3. No minicurso “Sanidade de peixes Ornamentais: Prevenção e controle”, o Médico Veterinário Bruno Queiroz (Ethos Aquacultura) abordará as doenças mais comuns e de maior impacto econômico nos empreendimentos produtores e comerciais de peixes ornamentais de água doce. Como utilizar protocolos para prevenção e controle e como realizar tratamentos mais eficazes, assim como os riscos pelo uso indiscriminado de medicamentos.
4. No minicurso “Sistemas inovadores na produção de peixes ornamentais”, ministrado em conjunto pelo Zootecnista Jonas Motta (UENF) e a professora Daniela Chemim (UFMG), será abordada a piscicultura ornamental sustentável, com responsabilidade e ética na produção, sistemas de produção e tratamento de água adotados na piscicultura ornamental e alguns sistemas alternativos de cultivo.
5. No minicurso “Como Iniciar uma Piscicultura: do projeto à comercialização”, ministrado em conjunto pelo Engenheiro Ambiental e Médico Veterinário Marcus Della Lucia (CFAL Ambiental) e o Médico Veterinário Paulo Farias (UFRN/EAJ/CARDUME POTIGUAR), serão ensinados todos os procedimentos de dimensionamento e elaboração de projeto, de forma bem completa e simplificada, bem como aspectos legais para a regularização ambiental da atividade perante os órgãos ambientais estaduais e federais, além do registro e enquadramento da atividade junto à Secretaria de Aquicultura e Pesca, propiciando ao piscicultor o desenvolvimento da atividade em consonância com aspectos legais exigidos atualmente.
Fonte: IF Muriaé